Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Marinha coordena resgate de tripulante de navio ao largo da costa de Peniche

MRCC Lisboa

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, durante a manhã de ontem, uma operação de busca e salvamento de um indivíduo de nacionalidade filipina, de 24 anos, que se encontrava no navio ‘Hellas Poseidon’, com pavilhão da Malta, a cerca de 41 milhas náuticas, equivalente a 76 quilómetros, a Oeste do Cabo Carvoeiro, Peniche.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Autoridade Marítima Nacional informa que o navio efectuou um pedido de auxílio que chegou ao MRCC Lisboa por via chamada telefónica, com a informação de um elemento da tripulação que estava com uma forte dor abdominal, vómitos entre outros sintomas. “Após contacto com o CODU-MAR, confirmou-se a necessidade urgente de resgate, que em coordenação com a Força Aérea Portuguesa, através do MRCC Lisboa, foi empenhado o helicóptero EH-101”, revela a AMN. O helicóptero aterrou no Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e o homem foi transportado numa viatura médica do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica para uma unidade hospitalar.

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) tem por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações. O CODU-Mar é constituído por uma equipa de médicos que garantem apoio 24 horas por dia, com a cooperação das estações Radionavais, estações Costeiras, Centros Navais de Busca e Salvamento e com a Autoridade Marítima Local (Capitanias de Portos). Uma equipa de médicos garante os cuidados a prestar, procedimentos e terapêutica a administrar à vítima, podendo também accionar a evacuação do doente, organizar o acolhimento em terra, e encaminhá-lo para o serviço hospitalar adequado.

Texto: ALVORADA com comunicado da AMN
Fotografia: AMN