Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Primeiro festival das Reservas da Biosfera portuguesas entre 21 de Abril a 7 de Maio e encerra nas Berlengas

Berlengas C

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal decorre entre 21 de Abril e 7 de Maio, com a abertura a decorrer em Santana (Madeiras) e na Graciosa (Açores). Já o encerramento do festival está marcado para a Reserva das Berlengas. As restantes reservas aderentes participam através da realização de 'eventos-espelho' promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios.

Organizado pela Quaternaire Portugal, uma empresa de consultoria para o desenvolvimento, cujo projecto obteve financiamento do fundo EEA Grants 2014-2021 para a valorização das Reservas da Biosfera Portuguesas, o festival e decorre no âmbito do projecto 'Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes'. As entradas são gratuitas, mas a maioria das actividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas, refere um comunicado da organização enviado ao ALVORADA.

Pela primeira vez, as Reservas da Biosfera portuguesas vão ser palco de um festival conjunto com exposições, oficinas artísticas, ‘showcookings’, trilhos e visitas guiadas, debates e música. Para o primeiro dia do festival, na RB de Santana, está prevista a abertura da Feira Agrícola e uma sessão de cinema 'Cartas de Fora', de Luís Miguel Jardim.  Já na ilha da Graciosa haverá a inauguração de várias exposições, música, ateliês, palestras, gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores, no Picadeiro António Maria da Cunha. Também na RB das Berlengas, está prevista a inauguração da exposição 'BerlengAzul - A Riqueza abaixo da linha de Água'.

As iniciativas continuam no segundo dia com ‘showcookings’ sobre a famosa queijada da Graciosa e o caldo de peixe, na RB da Ilha Graciosa, e as comemorações do Dia Mundial da Terra, na RB da Ilha do Porto Santo. Na RB de Santana o dia é pontuado por uma Feira do Pão e Artesanato.

Na agenda do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, que se prolonga até ao dia 7 de Maio, estão ainda previstas actividades como a visita orientada à Ilha da Berlenga: Das Pardelas aos Piratas e Residências Artísticas, na RB das Berlengas, limpeza subaquática, na RB da Ilha da Graciosa, percursos pedestres e exposições de projectos desenvolvidos pelas próprias reservas.

O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal. Além disso, tem como objectivo acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas. Podem ser obtidas mais informações nas redes sociais deste projecto.

A organização do festival assenta numa lógica de cooperação e de trabalho colaborativo. Neste sentido, privilegiou-se o envolvimento das 12 Reservas da Biosfera portuguesas e do Comité Nacional do Programa Man & Biosphere, bem como a participação dos diversos agentes de natureza cultural, artística, científica, educativa e económica, presentes nos territórios das Reservas da Biosfera portuguesas, convocando-os a contribuir e a participar no evento, numa lógica de rede. Para além do envolvimento de um leque muito alargado de parceiros locais e regionais, o Festival das Reservas da Biosfera de Portugal conta ainda com o patrocínio institucional do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e do Plano Nacional das Artes”, refere ainda a organização.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)