Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: Carnaval volta a encher as ruas de cor, calor e muita música

carnavalpeniche2019dr

As ruas da cidade de Peniche voltam a encher‑se de folia e animação para celebrar o Carnaval. O grande corso carnavalesco conta com a participação de quase 800 foliões distribuídos por 22 grupos que vão desfilar perante os milhares que anualmente enchem as ruas.

Em jeito de assalto ao Carnaval, passado dia 11, o grupo ‘Caga-te Cão’ desfilou com 80 foliões pelas ruas da cidade. Domingo gordo e terça-feira de Carnaval, dias 18 e 21 respectivamente, o grande corso carnavalesco terá início pelas 15h00.

Antes, no dia 17, o centro da cidade vai encher-se com a magia e a alegria das crianças que desfilarão os seus disfarces e sorrisos a partir das 10h30. Para encerrar o tradicional ciclo de Carnaval as carpideiras choram a morte do Entrudo na Praça Jacob Rodrigues Pereira e, em cortejo pelas ruas da cidade, acompanham o Enterro do Bacalhau, no próximo dia 22 (quarta-feira de Cinzas) pelas 21h00.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o vereador Ângelo Marques, da Câmara Municipal de Peniche, refere que “temos expectativas fundadas que o Carnaval de 2023 vai dignificar o nosso concelho e a nossa população. Essas expectativas estão suportadas na enorme afluência de público ao nosso Carnaval de Verão em Julho de 2022, e na motivação e proactividade dos inexcedíveis 800 foliões distribuídos pelos nossos 22 grupos”. 

Segundo o autarca, toda a comunidade está envolvida e mobilizada em torno do Carnaval. “Para além do grande corso carnavalesco nos dias 19 (domingo) e 21 (terça‑feira), destaco ainda o Carnaval escolar e o seu desfile infantil  no dia 17, sexta-feira, pelas 10h30, que após dois anos de interregno  vai permitir o envolvimento dos Jardins de Infância e Escolas Básicas, dos docentes, não docentes e famílias, enquanto momento de partilha, convívio, festa e  animação onde vão imperar os sorrisos das crianças”.

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, refere que o Carnaval “tem para cada um de nós a dimensão que lhe quisermos dar: dias de folia, de entretenimento, normalmente de excessos e alguns fazem do Carnaval a época preferida das suas vidas. Na minha opinião devem fazê-lo bem, sem pôr em causa a sua segurança e a dos outros”.

Para o edil, o Carnaval de Peniche “é um momento explosivo para parte significativa da nossa população, mas também para os muitos que nos visitam nesta altura do ano. Agradecer a todos os que o realizam e nele participam, às escolas e aos pais pela organização do corso carnavalesco de sexta-feira, à organização municipal e aos nossos parceiros dos eventos, a todos que, por todo o concelho, promovem e realizam momentos que permitem os divertimentos desta época sempre única e agradecer aos grupos de Carnaval e a todos os que fazem das tardes de domingo e terça-feira de Carnaval momentos sempre muito especiais. Divirtam-se responsavelmente e obrigado a todos”, concluiu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP