Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘SmartOCEAN’ vai nascer no Porto de Peniche para receber o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar

smartocean

Foi formalmente constituída a Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, a qual ficará responsável pela criação e gestão do futuro ‘SmartOCEAN’, em Peniche. Até ao final será submetida a candidatura junto do Programa Centro2020, visando a obtenção do financiamento necessário para a construção, em na cidade piscatória, de uma infraestrutura tecnológica de interface para a economia do mar. O investimento total ronda os 3,5 milhões de euros destinados à construção de um edifício dotado de condições de excelência em termos físicos e de equipamentos tecnológicos, adequado à validação de ideias empreendedoras, baseadas no conhecimento e na inovação.

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar é uma entidade sem fins lucrativos que tem a sua sede no Largo do Município, em Peniche, possuindo como sócios-fundadores o Município de Peniche, a DOCAPESCA, Portos e Lotas, S.A., o Politécnico de Leiria e o BIOCANT. A associação terá por objecto a gestão e a exploração do futuro Parque de Ciência e Tecnologia do Mar - ‘SmartOCEAN’, assegurando a respectiva instalação e a construção de infraestruturas, promovendo a divulgação e o funcionamento do ‘SmartOCEAN’, desenvolvendo estudos, actividades, projectos de inovação, empreendedorismo e incubação empresarial.

Segundo refere em comunicado a autarquia penichense, o projecto ‘SmartOCEAN’ surge com o intuito de “colmatar a inexistência de infraestruturas tecnológicas para a Economia do Mar no país que associem, simultaneamente, actividade económica, formação superior e investigação ao serviço da sociedade”. O Parque de Ciência e Tecnologia do Mar será criado no Porto de Peniche, “num ecossistema de inovação em estreita ligação com a infraestrutura científica CETEMARES. Pretende assumir uma intervenção clara no domínio do mar, criando condições para o surgimento de projectos empresariais baseados no conhecimento e na inovação, com enfoque particular em sectores tradicionais e emergentes, e que permitam a criação de riqueza para a região e para o país”.

O edifício ‘SmartOCEAN’ será um polo de atracção empresarial, de capacitação de empresas e da sociedade, não esquecendo a cooperação entre a economia, a inovação e o conhecimento científico. Pretende valorizar o conhecimento, promover o empreendedorismo e capacitar o tecido económico, num contexto de oportunidades criadas por políticas de especialização inteligente de âmbito regional e de uma estratégia nacional e europeia para o crescimento azul.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados