Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autarcas da OesteCIM em périplo asiático vão visitar Asia Smart City Expo World Congress no Vietname

Smart City 2024 Vietname

Prosseguindo o ciclo anual de visitas a diversas regiões do globo que exploram o conceito de ‘Smart Citys’ (Cidades-Inteligentes), a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste está esta semana com uma delegação de autarcas a visitar três países asiáticos: Malásia, Singapura e Vietname. Liderada pelo presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, o autarca alenquerense Pedro Folgado, a comitiva integra também o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho.

O périplo desta viagem, iniciado no último sábado, tem data de regresso para domingo, culminando o programa da visita com a participação no Asia Smart City Expo World Congress, que decorre na capital vietnamita Ho Chi Minh (antiga Saigão). Trata-se de um certame que alia a inovação à sustentabilidade urbana, concentrando algumas das tecnologias, soluções e ideias de ponta que transformam as cidades em ‘hubs’ mais inteligentes e eficientes do futuro, tendo como tema ‘Cidade do Amanhã’ (tradução literal de 'City of Tomorrow’).

O programa oficial desta viagem, segundo apurou o ALVORADA, inclui ainda reuniões e diversas actividades institucionais junto das embaixadas portuguesas e das delegações do AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., que é a entidade empresarial do Estado Português que visa o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização da economia portuguesa.

O programa desta deslocação oficial oestina começou na Malásia, mais concretamente na capital Kuala Lumpur, que integra o conjunto de ‘smart citys’ do país onde têm vindo a ser desenvolvidos vários projectos-piloto com programas de desenvolvimento industrial, no âmbito da tecnologia de informação e comunicação para melhorar a sua habitabilidade, viabilidade e sustentabilidade. Segue-se a passagem pela cidade-estado de Singapura, igualmente no sudeste asiático, considerada a quinta cidade mais inteligente do mundo, de acordo com o Índice de Cidades Inteligentes de 2024, superando cidades como Pequim (China), Taipei (Taiwan) e Seul (Coreia do Sul).

Sendo uma aposta forte que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos pela OesteCIM, ‘Smart Region’ é o termo utilizado para descrever regiões que possuem um planeamento sustentável e que promovem o desenvolvimento com base no conhecimento, obtido através da integração e interação entre diferentes agentes do meio, desde sensores até instituições e cidadãos. As ‘Smart Regions’ têm como objectivo incrementar a eficiência e eficácia (operacional, económica, social, etc.) na gestão e funcionamento das regiões, com recurso a tecnologia e à sua interoperabilidade. No seu estágio de desenvolvimento mais avançado, as ‘Smart Regions’ devem ter capacidade de prever e antecipar possíveis constrangimentos associados ao funcionamento da região. As iniciativas ‘Smart’ são geralmente utilizadas para identificar e descrever acções ou planos promovidos a nível central e municipal, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento de uma ‘Smart Region’. As iniciativas 'Smart' podem ser mais ou menos complexas, dependendo do nível de maturidade da região em causa, e devem promover o seu desenvolvimento sustentável através das dimensões anteriormente apresentadas (mobilidade, economia, protecção civil e segurança, energia e ambiente, vida e bem-estar e governo e participação).

Com sede nas Caldas da Rainha, a OesteCIM tem como principais preocupações, no âmbito da 'Smart Region', temas como a qualidade de vida, a geração de valor económico, a integração de dados, o apoio à decisão autárquica, o ecossistema regional, a sustentabilidade e resiliência dos 12 municípios da região: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Texto: ALVORADA