Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

25 de Abril: sede de junta de freguesia de mais de 500 mil euros inaugurada em Torres Vedras

50 anos 25 abril

Torres Vedras vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com um vasto programa que integra a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ponte do Rol, um investimento superior a meio milhão de euros.

A antiga sede da junta “já não é usada desde 2018 por falta de acessibilidades para todos” e os serviços estão a funcionar numa loja cedida, afirmou à agência Lusa o presidente da freguesia, Pedro Vasa, justificando o investimento. A autarquia adquiriu um terreno por 180 mil euros e aí investiu 500 mil euros em obras de transformação de edificações antigas na nova sede, no centro da localidade.

A empreitada, que arrancou em 2019, foi financiada em 267 mil euros pelo Município de Torres Vedras. As novas instalações possuem auditório e sala de reuniões, com capacidade para 25 a 30 lugares sentados, sala de exposição, três gabinetes e espaço amplo de atendimento ao público onde vão funcionar os respectivos serviços administrativos, o Espaço Cidadão e os Correios.

A inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ponte do Rol vai realizar-se no dia 25. A sessão solene do programa comemorativo culmina com um concerto pela Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, que vai interpretar músicas ligadas à Revolução dos Cravos. Um mês depois, o município homenageia o ‘capitão de Abril’ Vítor Alves com atribuição do nome da Rua Coronel Vítor Alves, onde viveu e estudou.

O programa das comemorações aposta em actividades culturais, tais como o 26º encontro de história Turres Veteras, dedicado ao tema 'Democracia e Cidadania' (9 a 11 de Maio), e a exposição de fotografias de Ezequiel Santos '25 de Abril Torres Vedras - Experiências de Liberdade'.

Estão agendados os colóquios 'Implantação do Poder Local Democrático em Torres Vedras' (13 de Abril) e 'O 25 de Abril na Imprensa: Impacto e Poderes discursivos' (18 de Maio), assim como as exposições documentais 'Os jornais como actores políticos: o 25 de Abril na imprensa portuguesa' (26 Abril a 28 de Junho) e 'Permissão para brincar' (19 Abril a 13 de Outubro).

A programação conta também com um conjunto de concertos com músicas de intervenção, apresentação de livros, uma mostra de documentários do arquivo da RTP (dias 20 a 22), exposições, espetáculos de teatro, cinema e dança e oficinas para crianças.

Texto: ALVORADA com agência Lusa