Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Utentes da Lourinhã, Cadaval e Torres continuam a ser atendidos na urgência psiquiátrica do Hospital de S. José em Lisboa

SNS DE

O Serviço de Urgência de Psiquiatria da ULS do Oeste, que entrou em funcionamento esta segunda-feira no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital das Caldas da Rainha, não abrange os utentes dos concelhos da Lourinhã, Cadaval e Torres Vedras, que continuam a ser referenciadas no âmbito da Urgência de Psiquiatria para a Unidade Local de Saúde de São José, E.P.E., em Lisboa. Segundo revelou esta terça-feira o director-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, esta situação vai decorrer “até alargamento no número de camas de internamento por parte da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E.”.

Funcionando todos os dias úteis entre as 8h00 e as 20h00, o Serviço de Urgência de Psiquiatria da ULS do Oeste garante o atendimento dos utentes dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Sobral de Monte Agraço. Funcionando com a presença física de um médico psiquiatra, este serviço no Hospital das Caldas da Rainha estará assim encerrado ao fim-de-semana.

Trata-se de uma medida tomada no âmbito da reorganização dos serviços de urgência de Psiquiatria e “por forma a garantir que sejam acautelados os cuidados de saúde nesta área, dar-se-á início ao funcionamento da Urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E.”, referiu a instituição em comunicado enviado na semana passada ao ALVORADA. Trata-se da concretização da proposta da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e da Unidade Local de Saúde do Oeste. E.P.E. No período nocturno e fins-de-semana, os utentes oriundos dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Sobral Monte Agraço “deverão ser referenciados à Urgência Metropolitana de Lisboa (UML), localizada na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, E.P.E.”, em Lisboa.

De acordo com a comunicação de Fernando Araújo, a  deliberação foi comunicada a todas as unidades locais de saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, bem como ao Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., (INEM), ao SNS 24 (SPMS) e aos tribunais desta área de influência para efeitos de emissão de mantado de condução.

Recorde-se que no início deste mês entrou em funcionamento a Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS Oeste, localizada no Hospital de Peniche, com lotação para 15 camas. No comunicado, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E. “congratula-se com a entrada em funcionamento da Urgência de Psiquiatria, até à data inexistente, reforçando deste modo a prestação de cuidados ao nível da saúde mental à população da região Oeste, evitando várias transferências de utentes para as urgências dos hospitais centrais, em Lisboa”.

Recorde-se que a Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência directa da ULS do Oeste é, segundo os últimos Censos, de 235.231 residentes, distribuída por aproximadamente 1.348 km².

Texto: ALVORADA com comunicado da DE-SNS