Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Novo Hospital do Oeste entre os projectos regionais que integram Pasta de Transição para o futuro Governo

governo de portugal

O Novo Hospital do Oeste é referido na Pasta de Transição do XXIII Governo demissionário chefiado pelo socialista António Costa, para o futuro XXIV Governo liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, que será apresentado no próximo dia 28 e tomará posse a 2 de Abril. O documento de 50 páginas, que o ALVORADA teve acesso, contém alguns dos projectos mais relevantes que estão em desenvolvimento nas várias áreas governativas e enquadra o futuro investimento público oestino na área da Saúde, previsto para ser construído junto à vila do Bombarral, classificado entre os investimentos nacionais na fase de projecto, sendo explicando que foi aprovado em Junho do ano passado a sua localização e do respectivo perfil assistencial, estando nesta altura em estudo o seu modelo de financiamento.

Mas há outros investimentos da nossa região que são mencionados na Pasta de Transição, documento que contém alguns dos projectos mais relevantes que estão em desenvolvimento nas várias áreas governativas. Na Ferrovia destaca-se a Linha do Oeste, cujo investimento de modernização em curso inclui a electrificação, construção de subestação de tracção eléctrica, reabilitação dos túneis ferroviários e intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações. Em simultâneo será feita uma remodelação de plataformas de passageiros em estações e apeadeiros, para melhoria das condições de segurança e acesso dos utentes. As intervenções em curso abrangem os troços ferroviários Meleças - Torres Vedras e Torres Vedras - Caldas da Rainha, estimando o Governo cessante que a conclusão das obras ocorra durante o próximo ano.

Já quanto ao capítulo da rodovia, nas Áreas de Acolhimento Empresarial, a cargo da empresa pública Infraestruturas de Portugal, para promover a atracção e fixação de empresas em diversos pontos do país, “favorecendo um desenvolvimento mais equilibrado do tecido produtivo, uma reindustrialização desconcentrada no território e uma optimização das cadeias logísticas do país", destaca-se a conclusão da variante à EN248 em Arruda dos Vinhos entre as obras concluídas.

Nos investimentos em curso para a recuperação do património cultural, é mencionado o Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche, cuja intervenção de museografia e sinalética termina no próximo mês, com a inauguração prevista para 27 de Abril, 50 anos depois da libertação dos presos políticos.,

Por fim, no capítulo reservado para as instalações das forças de segurança, é referida a empreitada de construção do Posto Territorial e da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, também no concelho de Peniche.

Texto: ALVORADA