Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Saúde de Óbidos reabre na sexta-feira garante ULS Oeste

centro saude obidos dr

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E. informa que o Centro de Saúde de Óbidos, unidade integrante da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste, reabre na próxima sexta-feira e funcionará todos os dias úteis entre as 8h00 e as 18h00.

Em comunicado enviado esta manhã ao ALVORADA, a ULS Oeste informa que este espaço, inaugurado formalmente no feriado municipal de Óbidos, mas que continuou encerrado ao público, foi totalmente reabilitado e dará resposta aos utentes inscritos no concelho no âmbito dos cuidados de saúde primários, incluindo as valências de saúde materna, saúde infantil, planeamento familiar, medicina dentária, higiene oral, nutrição, psicologia e serviço social. Na altura o presidente do executivo camarário, Filipe Daniel, afirmou que, apesar de passar a contar com “uma infraestrutura com todas as condições”, o concelho iria continuar a debater-se com “um número insuficiente de médicos” porque são necessários “sete médicos de família para os cerca de 7.800 utentes inscritos” e tem no ativo apenas uma médica, que poderá reformar-se este ano. Questionado hoje pela Agência Lusa, o conselho de administração da ULS Oeste precisou que o Centro de Saúde de Óbidos contará com “quatro médicos e com mais 17 profissionais de diversas áreas tais como: elementos de Enfermagem, de Saúde Oral, de Serviço Social, de Psicologia, de Saúde Ambiental e de Saúde Pública e ainda Assistentes Técnicos”.

Numa perspectiva de trabalho complementar e em rede, encontram-se também sediados neste edifício as respostas na comunidade e saúde pública”, refere o comunicado. Esta unidade de saúde local recebeu obras de requalificação, num investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 516 mil euros. No decorrer destas obras de requalificação foram substituídas integralmente todas as instalações (redes de águas, esgotos, electricidade, telecomunicações e segurança contra incêndio), caixilharias exteriores e interiores. A substituição do revestimento da cobertura de chapas de fibrocimento por painéis ‘sandwich’ e toda a sinaléctica do edifício também foram realizadas. A intervenção incluiu uma nova instalação de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e um sistema de isolamento térmico pelo exterior do edifício, melhorando o conforto térmico, a qualidade do ar interior e a eficiência energética do edifício.

Refere ainda a ULS Oeste que “o Conselho de Administração congratula-se pela reabilitação e reabertura do Centro de Saúde de Óbidos, actualmente dotada de mais valências e melhores condições de conforto, permitindo beneficiar o atendimento dos seus utentes e a atividade dos seus profissionais”.

A ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul). A população residente da área geográfica de influência directa da ULS do Oeste, segundo os Censos, é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

Texto: ALVORADA com comunicado da ULS Oeste
Fotografia: Direitos Reservados