Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM promove formações ‘online’ gratuitas no âmbito do Projecto ‘Oeste + Igual’

Oestecim oeste mais igual

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste vai promover um conjunto de acções de formação 'online' no âmbito do Projecto 'Oeste + Igual, Open Call#5 - Projectos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local', tendo como entidade operadora do programa a Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género. A igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, sendo tarefa fundamental do Estado a sua promoção. A CIG é organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteCIM informa que as formações, que serão realizadas durante os meses de Fevereiro e Março, têm como objectivo sensibilizar, consciencializar e capacitar os membros do executivo municipal e os técnicos dos municípios para a importância da perspectiva de género em áreas cruciais da vida local, tais como educação, saúde e acção social. “Além disso, procura-se promover a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, incorporando uma visão sensível às desigualdades de género e sociais nas actividades quotidianas”, refere a instituição intermunicipal representativa dos 12 municípios do Oeste.

Estão programadas 15 sessões 'online', divididas por quatro módulos: 'Mainstreaming da perspectiva da igualdade de género', 'Gestão de pessoas, formação e emprego' e 'Educação e Violência no trabalho'. O público-alvo das formações são funcionários e agentes da administração central, regional e local, docentes, investigadores e formadores cujas actividades se relacionem com as questões do poder local e do planeamento urbano.

A participação nas formações é gratuita e, ao finalizar, os formandos receberão um certificado de formação, com as horas contabilizadas para a formação anual obrigatória. 

A primeira acção de formação, intitulada 'Módulo Maior Mainstreaming', tem início na segunda-feira, dia 19. Este módulo aborda a incorporação da perspectiva da igualdade de género nas actividades quotidianas do pessoal técnico e dirigente das autarquias. Dividida em quatro grupos de trabalho, a formação ocorrerá entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00, nos seguintes dias: Grupo 1: 19 e 20 de Fevereiro; Grupo 2: 21 e 22 de Fevereiro; Grupo 3: 23 e 26 de Fevereiro; e Grupo 4: 27 de Fevereiro e 1 de Março. 

Esta iniciativa é cofinanciada pelo fundo EEA Grants, que resulta do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE) estabelecido entre a União Europeia e a Islândia, Liechtenstein e Noruega, enquanto parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Texto: ALVORADA com comunicado da OesteCIM