Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Em Óbidos, Março será o mês para celebrar o Chocolate e Portugal

chocolate

Entre 1 e 17 de Março a vila de Óbidos volta a abrir as portas, de sexta-feira a domingo, a mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate. Esta edição, inspirada no património material e imaterial classificado pela UNESCO em Portugal, criará, segundo a autarquia local, um novo hábito no nosso país: o verdadeiro consumo de chocolate.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade refere que a presença dos melhores chefs nacionais e internacionais, “uma equipa de verdadeiros peritos” na arte de trabalhar chocolate, a oportunidade de encontrar o chocolate revestido nas suas múltiplas potencialidades e o reviver de tradições, hábitos e símbolos da cultura portuguesa “farão desta visita uma experiência sensorial única”.

O chocolate irá estar presente em diferentes modalidades, sendo as esculturas ao vivo um dos pontos altos. Aqui, diferentes chefs nacionais e internacionais, estarão a concretizar obras inspiradas em elementos da nossa ‘portugalidade’, com a habilidade, criatividade e técnica.

Mas o chocolate também se apresentará em sessões de showcooking, nas demonstrações realizadas pelos chefs de conhecidos restaurantes, chefs de pastelaria e de cozinha e alunos dos diferentes institutos formativos nacionais e internacionais.

Será, ainda, um ingrediente essencial nos cursos e concursos e estará exposto nas mais diversas formas nos pontos de venda espalhados no recinto. “Podemos encontrar bombons, drageias, bolos e entremeios, tabletes, bebidas e até salgados na variedade de expositores presentes”, adianta o comunicado.

Para os mais pequenos há uma área totalmente dedicada, onde o divertimento e o conhecimento se unem num workshop ‘mãos na massa’.

Não faltará a possibilidade de conhecer o processo de produção da ‘Fava de Cacau à Tablete’, de provar a união do chocolate aos seus companheiros: o vinho, o café e a cerveja, bem como em muitas outras formas divertidas e saborosas de conhecer esta iguaria que o nosso país adoptou.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMO
Fotografia: CMO (arquivo)