Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Eleições: torriense Carlos Miguel sobe para 19º e arrudense André Rijo mantém 15º lugar na lista do PS por Lisboa

logo PS

O torriense Carlos Miguel subiu de 21º para 19º na lista de candidatos a deputados do PS pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, aprovada esta noite de terça-feira em reunião da Comissão Política Nacional do PS. Apoiante de Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado da Administração Interna e ex-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras foi o nome indicado e aprovado pela Federação Regional do Oeste.

Quanto ao presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, o também advogado André Rijo, mantém o 15º lugar aprovado na segunda à noite pela FAUL - Federação da Área Urbana de Lisboa. O autarca, que se encontra a cumprir o terceiro e último mandato, caso seja eleito terá de abandonar a edilidade arrudense, uma das 12 que integra a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. André Rijo foi eleito presidente de câmara em 2013 com 29 anos, um dos mais jovens da história do nosso país.

O PS nas últimas legislativas elegeu 21 deputados pelo círculo de Lisboa. Neste ato eleitoral a ministra Mariana Vieira da Silva é a cabeça-de-lista. De fora da lista fica a lourinhanense Maria de Fátima Fonseca, deputada e ex-secretária de Estado da Saúde, que nas últimas eleições legislativas foi em 16º lugar e conseguiu a eleição para a Assembleia da República. Também o alenquerense João Nicolau, deputado eleito para o Parlamento, decidiu por vontade própria não integrar a lista por Lisboa.

Presidente da Câmara da Nazaré é terceiro por Leiria

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, vai ser o número três da lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Leiria às próximas eleições legislativas, que tem como cabeça-de-lista o líder parlamentar Eurico Brilhante Dias. O autarca nazareno cumpre o último mandato e terá de renunciar caso seja eleito, a exemplo do seu colega de Arruda dos Vinhos, André Rijo, que candidata-se na lista do círculo de Lisboa. São dois presidentes de câmara que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste que poderão ser substituídos após 10 de Março.

Recorde-se que Eurico Brilhante Dias, ex-secretário de Estado para a Internacionalização, já foi candidato pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de Janeiro de 2022. Em número dois, também pela quota do secretário-geral Pedro Nuno Santos, figura Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão. Depois de Walter Chicharro, em terceiro, segue a vereadora leiriense Catarina Louro, a deputada caldense Sara Velez e, em quinto, o deputado bombarralense Jorge Gabriel Martins. Sai da lista o actual deputado nazareno Salvador Formiga.

Já o alcobacense Daniel Adrião, que concorreu à liderança dos socialistas nas eleições internas de 15 e 16 de Dezembro - e cuja corrente tem quatro elementos na Comissão Nacional -, tinha sido aprovado devido a um acordo com o secretário-geral Pedro Nuno Santos para quinto da lista pelo círculo de Coimbra, que terá como cabeça-de-lista a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro entre 2014 e 2019 e é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Contudo, ao fim da tarde, de acordo com fontes socialistas, durante o Secretariado Nacional do PS, que antecedeu a reunião da Comissão Política, o nome de Daniel Adrião foi contestado por membros da direcção liderada por Pedro Nuno Santos. Fonte da direcção do PS disse à agência Lusa que foi proposto em alternativa a Daniel Adrião o sexto lugar em Coimbra, mas este dirigente socialista recusou e saiu da lista.

Listas de candidatos do PS aprovadas com 84% em Comissão Política

As listas de candidatos do PS às eleições legislativas antecipadas de 10 de Março foram aprovadas em Comissão Política Nacional com 84% de votos a favor, divulgou hoje este partido. Segundo uma nota enviada pelo PS à comunicação social, o conjunto das listas do PS aos 22 círculos eleitorais "foi aprovado com 84% de votos a favor, 13% de abstenções e 3% de votos contra", tendo obtido "apenas 3 votos contra num total de 86 votantes".

De acordo com a mesma nota, "face ao ano de 2022, o PS apresenta-se a eleições com uma ampla renovação de cabeças de lista (cerca de 50%) e preservando a marca da igualdade de género (45%, ou seja 10 dos cabeças de lista são mulheres)".

Texto: ALVORADA