Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Vasco Cristo é o novo comandante da Capitania de Peniche

Fotografia: Carlos Alberto Tiago

vascotoledocristo

O militar Vasco Toledo Cristo é o novo capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima, substituindo no cargo o capitão-de-fragata Marco Serrano Augusto. A tomada de posse decorreu na Estação Salva-Vidas de Peniche do Instituto de Socorros a Náufragos, no passado dia 21, tendo presidido à cerimónia o vice-almirante Luís Sousa Pereira, actual director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima.

Tendo a patente de capitão-tenente, Vasco Toledo Cristo tem 36 anos e é natural de Lisboa, tendo o curso de Ciências Militares Navais - ramo Marinha. Em 2004 foi promovido a guarda-marinha e, após estagiar a bordo da fragata ‘Ávares Cabral’, embarcou neste navio da classe ‘Vasco da Gama’ como oficial de guarnição, tendo posteriormente desempenhado as funções de adjunto do chefe de Serviço e Navegação e adjunto do oficial imediato para a Gestão do Pessoal. Durante todo este período desempenhou simultaneamente as funções de oficial de Quarto à Ponte.

Foi em 2008 que assumiu o comando da lancha de fiscalização rápida ‘Órion’, durante dois anos, altura em que, já como primeiro-tenente, frequentou o curso de especialização de oficiais em Artilharia. Assumiu depois as funções de chefe de serviço de Operações de Superfície e Antiaéreas e, em simultâneo, de oficial de Acção Táctica da fragata ‘Bartolomeu Dias’ entre 2011 e 2014. Passou, entretanto, para o Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval onde desempenhou funções de chefe de gabinete de Operações de Superfície e Antiaéreas incluído no Departamento de Formação.

Em 2015, Vasco Toledo de Cristo inicia a frequência do Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar, concluído em 2016, altura em que assumiu as funções de chefe do Departamento de Operações da Escola de Tecnologias Navais. Foi então promovido a capitão-tenente nesse ano. Em 2018 destacou para a Escola de Autoridade Marítima onde frequentou o Curso de Aperfeiçoamento em Autoridade Marítima. Durante as suas comissões de embarque efectuou diversos treinos operacionais e internacionais, participou em diversos exercícios e operações conjuntas e combinadas, contando com cerca de nove mil horas de navegação. Participou ainda nom planeamento de diversos exercícios e no seu controlo de execução.