Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO desenvolve projecto de parceria com Liceu Titina Silá Oio/FARIM da Guiné-Bissau

escofachada

A ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste desenvolve desde 2022, quando foi estabelecido um acordo de parceria e amizade entre o Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim o Lab Aberto Fab Lab, o projecto que simbolicamente foi designado de Tech 4U. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a instituição escolar oestina destaca que o principal objectivo é ajudar o liceu da Guiné-Bissau a desenvolver competências no âmbito da informática e reforçar os seus recursos de apoio pedagógico, nomeadamente na área tecnológica. Assim, os alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Turmas PSI5 e PSI6), fizeram a reparação de seis computadores, no âmbito da disciplina de Arquitectura de Computadores, ministrada pelo Lab Aberto FAB LAB nas instalações do LAB Center, em Torres Vedras e, posteriormente, estes equipamentos foram enviados para a Guiné tendo chegado a Farim em Janeiro último.

Sendo necessário realizar a manutenção e reparação destas máquinas, o Lab Aberto FAB LAB em conjunto com a ESCO, organizaram o projecto Liceu Tittina Silá Oio/FARIM, em que a edilidade de Torres Vedras, empresas locais, associações e instituições de formação, proporcionam o apoio financeiro e disponibilizam a formação que garante o transporte, estadia e os conhecimentos para o sucesso desta operação. Assim, seguiu-se uma nova fase nesta parceira que consistiu no desenvolvimento de uma acção de formação ministrada por formadores da ESCO e técnicos da MAUSER, destinada a dois elementos do Liceu de Farim que estiveram em Portugal durante dez dias para este efeito.

A comitiva foi recebida no passado dia 7 de Novembro no Lab Center para uma sessão de acolhimento inicial onde estiveram presentes todos os dinamizadores, mentores e mecenas deste projecto e, em representação do Liceu de Farim, o seu director e professor Alfesene Só e o representante do Governo da Guiné-Bissau, Altinho Silá (que faz a ligação à escola de Farim). Os alunos Tiago Pinto, David Inglês, Francisco Marques, Misael e Simão Soares da Turma PSI7 estiveram igualmente presentes nesta sessão de boas-vindas, em representação dos alunos envolvidos do projecto ‘Tech4U’.

A acção formação decorreu nas instalações da ESCO e do Lab Center entre os dias 13 e 24 de Novembro, tendo sido ministrada pelas formadoras Cláudia Barros e Susana Esteves (ESCO) e por Márcio Daniel da Inforpuzzle. Definiram-se vários objectivos principais, nomeadamente realizar um acordo de parceria no domínio de aquisição de competências e experiências em informática para elementos da equipa do Liceu; capacitar dois elementos da direcção no domínio da utilização dos equipamentos informáticos; formar dois professores do liceu em metodologias de ensino e aprendizagem, específicas para as tecnologias; aperfeiçoar a elaboração de trabalho de projecto; desenvolver e adaptar a experiência organizacional, no âmbito da informática, ao contexto do liceu; e estabelecer parcerias de colaboração e aprendizagem mútua.

Os conteúdos abordados passaram pela manutenção de computadores (hardware e software);utilização de sistemas operativos; organização e dinamização de sistemas informáticos; utilização de software educativo; metodologias educativas; e discussão de projectos possíveis entre os parceiros deste protocolo. No seguimento da acção de formação, foi disponibilizado um documento online com os conteúdos, projectos e conhecimentos partilhados, bem como um registo vídeo e fotográfico das actividades desenvolvidas. Será ainda disponibilizado ao liceu hardware e software para concretização de actividades educativas nesta área.

O encerramento da acção de formação deu-se no dia 24 de Novembro, na ESCO, numa sessão de trabalho colaborativo durante a qual os envolvidos fizeram um balanço das aprendizagens, pontos fortes e aspectos e melhoria em situações futuras. Foram igualmente taçadas novas metas e definidos eixos estratégicos num horizonte de colaboração futura. A sessão culminou num almoço convívio no Restaurante Pedagógico da ESCO, servido e confeccionado pelos alunos dos cursos de Cozinha-Pastelaria (confecção) e de Restaurante-Bar (serviço), que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues.

Ainda segundo a ESCO, enquanto compromissos futuros no âmbito desta parceria, prevê-se, na segunda fase do projecto, colocar um painel solar com o respectivo conjunto de baterias para garantir a energia para o funcionamento dos computadores, neste momento, já garantido pela Mauser, a partir do seu CEO apresentou a oferta de power bank e painéis solares portáteis a serem enviado para FARIM; garantir a aquisição de uma impressora e fotocopiadora; e sessões de formação para outros professores do liceu.

E são, sem dúvida, parcerias como esta que reforçam de forma indiscutível o compromisso da nossa escola com os valores que escolheu como eixos: solidariedade, inovação, respeito, equidade, responsabilidade e autonomia. Um muito obrigado especial a todos os parceiros que se juntaram à ESCO e ao Lab Aberto Fab Lab a esta causa, em particular: a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, a MAUSER, a Inforpuzzle, a Caixilour e a Câmara Municipal de Torres Vedras”, conclui o comunicado da ESCO.

Texto: ALVORADA com comunicado da ESCO
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)