Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Novas limitações no atendimento aos utentes dos hospitais públicos do Oeste a partir deste domingo

SNS DE

A Direcção Executiva do SNS publicou um novo plano de reorganização das urgências que abrange mais de 35 pontos de várias especialidades no país, que vão funcionar com limitações entre este domingo, dia 19, e dia 25, sábado.

Em relação à Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde está inserida a nossa região, os constrangimentos do CHO - Centro Hospitalar do Oeste, que abrange os três hospitais públicos nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, são os seguintes: nas Caldas da Rainha, os condicionamentos são em ginecologia/obstetrícia (domingo), pediatria (domingo) e cirurgia geral (domingo e dia 25), com os doentes a seguirem para Coimbra, Lisboa Central e Torres Vedras, conforme as especialidades. E para Caldas da Rainha seguirão os utentes que procurarem a urgência de pediatria de Torres Vedras em todos os períodos nocturnos. Já Peniche terá condicionamentos na urgência básica (segunda e terça), com os utentes a seguirem para Caldas da Rainha.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 17 pontos no Serviço de Urgência do SNS, haverá ainda dificuldades de resposta no hospital de Loures - ginecologia/obstetrícia (19), pediatria (19 e 25, com os períodos nocturnos dos restantes dias) e cirurgia geral (19, 23, 24 e 25). Os utentes irão para Vila Franca de Xira, os centros hospitalares de Lisboa Ocidental, Lisboa Central e Lisboa Norte.

No centro hospitalar do Médio Tejo, Abrantes terá condicionamento em pediatria (19 e 25) e cirurgia geral (período nocturno a 24 de Novembro). Já Tomar vai encerrar a urgência básica no dia 25. Os utentes serão encaminhados para outros hospitais do mesmo centro hospitalar, Santarém ou Lisboa Central.

O Hospital Distrital de Santarém terá condicionamentos em ginecologia/obstetrícia (23, 24 e 25), Ortopedia (24 e 25) e Via Verde AVC (período nocturno de 20 e 21). Os utentes seguirão para Abrantes ou Lisboa Central.

O Hospital de Vila Franca de Xira terá condicionamentos em ginecologia/obstetrícia (23, 24 e 25), com os utentes encaminhados para Loures e Lisboa Central.

Na capital, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, tem condicionamentos no Serviço de Urgência Polivalente de Pediatria (todos os períodos nocturnos) e Cirurgia Geral (21), com os utentes encaminhados para Lisboa Central. No Amadora/Sintra, o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de ginecologia/obstetrícia (20, 21 e 23) e pediatria (todos os períodos nocturnos) terão condicionamentos, com os utentes a serem transportados para Lisboa Central, Lisboa Norte e Lisboa Ocidental.

Os hospitais de Setúbal, Barreiro-Montijo e Lisboa Central recebem os utentes dos serviços de ginecologia/obstetrícia (19, 25 e período nocturno de 24), pediatria (todos os horários nocturnos), cirurgia geral (19 e 25), ortopedia (horário nocturno de 20) e Via Verde AVC (horário nocturno de 20, 22 e 23) do Hospital Garcia de Orta, em Almada. O Centro Hospitalar Barreiro Montijo encerra ginecologia/obstetrícia e pediatria no dia 19, com Setúbal, Almada e Lisboa Central a receberem os doentes. Setúbal terá condicionamentos em ginecologia/obstetrícia (20 a 25) e pediatria (23 a 25), com os utentes a irem para Almada, Barreiro-Montijo e Lisboa Central.

Texto: ALVORADA com agência Lusa