Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM acolhe sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança

SNC Oeste

Termina esta quarta-feira mais uma edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em cooperação com a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), e com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e das 25 Entidades Intermunicipais Portuguesas. A sala de controlo foi centralizada nos dois dias do evento na sede da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Durante estes dois dias as instalações disponibilizadas pelas 25 entidades intermunicipais acolhem mais de 250 municípios aos quais se juntaram outras entidades de relevo, nomeadamente a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), o Comando das Operações de Ciberdefesa (COCiber), a Lusa - Agência de Notícias de Portugal, a Polícia Judiciária (PJ), os Serviços de Informações de Segurança (SIS), entre outras. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a organização explicou que ao longo dos dois dias de jogo, marcam igualmente presença um conjunto de observadores.

O ExNCS’23 foi este ano dedicado à administração pública local. “Tendo como pano de fundo o ecossistema municipal e todas as suas envolventes, a edição deste ano tem como objectivo sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, analisar o respectivo grau de maturidade, bem como testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço, destaca a organização. “Com um conjunto de cenários que reflectem as principais ameaças ao ecossistema dos municípios”, o ExNCS’23 “colocou em teste a resiliência digital da administração local e a capacidade das autoridades nacionais, para responder e recuperar a ciberataques de larga escala, com um particular enfoque nos elementos comuns e principais serviços que caracterizam as cidades inteligentes”, explica ainda a instituição pública.

O Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito das suas competências enquanto Autoridade Nacional de Cibersegurança, organiza e realiza anualmente exercícios nacionais que permitem avaliar o grau de preparação e a maturidade das diversas entidades para lidar com incidentes de grande dimensão. Ao longo dos últimos anos, o CNCS tem participado no Cyber Europe 2016, NATO Cyber Defence Exercise Cyber Coalition Cyber, Cyber Perseu 2017 e Cyber SOPEx 2018. O CNCS organizou em 2018, 2019 e 2022 o Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), iniciativas que tiveram como premissa avaliar a capacidade de desenvolvimento de treino especializado em ciberdefesa e cibersegurança. O Centro Nacional de Cibersegurança actua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades públicas e das infraestruturas críticas, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para protecção dos sectores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.

Texto: ALVORADA com comunicado do CNC