Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

UFLA e Lourambi assinam novo acordo de parceria sobre a ‘Horta da Vila’

protocolo UFLA com Lourambi

A partir de agora os utilizadores da ‘Horta da Vila’ poderão fazer o pagamento trimestral na secretaria da UFLA - União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, durante o horário de expediente, segundo o protocolo assinado pela autarquia com a Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã. O documento foi assinado pelo presidente da junta de freguesia Pedro Margarido e pela presidente da direcção da associação ambientalista Mafalda de Taborda de Lourenço.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a UFLA sublinha que o projecto comunitário da ‘Horta da Vila’, na Lourinhã, “preconiza a partilha, o envolvimento e aprofundamento dos laços sociais e a melhoria da qualidade ambiental, através de práticas de horticultura sustentáveis, coerentes com as necessidades e valores económicos, sociais e ambientais da freguesia e concelho, com um propósito pedagógico e vertente social”.

Este acordo vem no seguimento do anterior firmado em 2021, com a finalidade da UFLA contribuir para a dinamização da ‘Horta da Vila’ VILA, através da cedência à comunidade lourinhanense de três talhões, com o objectivo de parte dos produtos agrícolas aí produzidos fossem doados para instituições de cariz social na freguesia. “Tendo em conta as alterações climáticas, e com objectivo de erradicar situações que a promovam, esta União de Freguesias, para além desta nova funcionalidade, tem em vista outras parcerias com a Lourambi em iniciativas de sensibilização de defesa do ambiente, nomeadamente, acções de limpeza de praias”, destaca ainda a comunicação.

Para Pedro Margarido, citado no comunicado, “é necessário estarmos cada vez mais atentos a estas questões. Diariamente deparámo-nos com situações que podemos apontar às alterações ambientais, que em nada beneficiam a nossa saúde e bem-estar. Cabe a cada um de nós mudar os nossos comportamentos, de forma a combater o agravamento das situações climáticas extremas e da poluição”.

Já para Mafalda de Taborda Lourenço, “este novo acordo com a junta de freguesia, nosso parceiro na ‘Horta da Vila’, surge naturalmente fruto dessa parceria, com o objectivo de facilitarmos procedimentos a alguns sócios utilizadores que não dispõem de ferramentas digitais. Este é mais um passo em frente na estratégia da Lourambi de dinamizar este projecto único, requalificando as áreas comuns, a sua abertura e atractividade à comunidade e sobretudo aos valores sociais e ambientais que a horta comunitária preconiza”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: UFLA