Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Doces da Lourinhã escolhidos para a eliminatória distrital do Concurso ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’

7 maravilhas doces lourinha

As ‘Areias Brancas’ (bolo de pastelaria), o ‘Bombom de Aguardente DOC Lourinhã’ (bolo de pastelaria) e as ‘Papas de Milho com Arrobe’ (doce de colher e doce à fatia) vão representar o concelho lourinhanense na fase seguinte do Concurso ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’. A organização acaba de divulgar os 420 doces de todo o país que foram escolhidos pelo júri entre as 907 candidaturas.

Recorde-se que o Município da Lourinhã submeteu a inscrição de sete produtos com o selo ‘Marca Lourinhã’ mas ficaram agora de fora o ‘Pão-de-Ló de Miragaia, os ‘Pastéis de Aguardente da Lourinhã’, as ‘Broinhas de Abóbora’, a ‘Pêra Rocha do Oeste em Calda de Aguardente DOC Lourinhã’ e o ‘Doce de Abóbora’.

A região Oeste tem 14 doces apurados nos distritos de Leiria e Lisboa para a fase seguinte: Alcobaça - ‘Cornucópia de Alcobaça’ (doces festivos) e ‘Pão-de-Ló de Alfeizerão’ (doce de território); Cadaval - ‘Pão de Ló da Ti'Piedade/’Pão-de-Ló do Painho’ (doces festivos); Óbidos - ‘Doce de Pêra e Ginja’ (doces de fruta e mel); Peniche - Renda Doce (doces de inovação); ‘Amigos de Peniche’ (doce de território), ‘Esses Peniche’ (biscoitos e bolos secos), ‘Renda Doce’ (doces de inovação) e ‘Pastéis de Peniche’ (bolo de pastelaria); Caldas da Rainha - ‘Cavacas das Caldas’ (doce de território); Torres Vedras - ‘Uvada’ (doces de fruta e mel).

Houve concelhos do Oeste que não apresentaram candidaturas.

Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de Maio, num programa de televisão a emitir em directo pela RTP1.

O Painel de Especialistas votou e ficaram identificados os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®. Agora esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas.

“Os portugueses estão gulosos por este projecto e vemos isso enquanto o processo de votação avança. Para nós, organização, que acompanhamos o processo desde o primeiro momento é fascinante ver como a eleição vai crescendo, vai ganhando forma e se torna numa oportunidade de projeção e divulgação dos doces e das suas regiões. São centenas os doces que já se comunicaram como candidatos às 7 Maravilhas e que vêm só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa”, considera Luís Segadães, presidente das ‘7 Maravilhas’. “A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-selecção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de Maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”, acrescenta Luís Segadães.

Texto: ALVORADA