Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Parque dos Dinossauros da Lourinhã atribui bolsas de investigação científica

dinoparquenatal

A PDL - Parque de Dinossauros da Lourinhã realiza esta quinta-feira a cerimónia de atribuição de bolsas de investigação criadas pelo Dino Parque em parceria com a cadeia de supermercados Pingo Doce. O valor angariado pelas cadernetas ‘Super Animais 3’ dedicadas aos dinossauros ascende os 70.000 mil euros que serão distribuídos por três projectos de investigação na área da paleontologia em território nacional. Das 15 candidaturas recebidas foram selecionadas três para a atribuição das bolsas pela sua importância na investigação e preservação do património paleontológico português, sendo que dois envolvem o GEAL - Museu da Lourinhã.

Segundo Simão Mateus, paleontólogo e director científico do Dino Parque, “o estabelecimento deste tipo de parcerias é muito importante para a dinamização científica em Portugal, sobretudo numa área ainda pouco conhecida. O nosso país, e em particular a zona do Oeste, é extremamente rica em vestígios e achados paleontológicos, sendo ainda mais gratificante para nós apoiar estes projectos com a atribuição destas bolsas à investigação e o saber sobre a história natural em Portugal”. 

Foram vencedores os seguintes projectos: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) e Museu da Lourinhã (GEAL-ML) com o projecto ‘MicroSaurus: Collecting Microvertebrates of the Jurassic in Portugal: a citizen science project’ com uma bolsa no valor de 29.734,88 euros; Museu da Lourinhã (GEAL-ML) e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com o projecto ‘BARY-PT: The Theropod Baryonyx from Portugal: excavations, comparisons, museology and paleobiology’ com uma bolsa de 29.915,86 euros; e Museu Geológico - Laboratório Nacional de Energia e Geologia com o projecto ‘Exposição e Montagem em Postura de vida do Estegossauro da Atouguia da Baleia (Miragaia Longicollum) no Museu Geológico de Lisboa’ com uma bolsa de 14.640,66 euros.

A cerimónia oficial de atribuição das bolsas tem lugar nas instalações do Dino Parque pelas 11h00 e contará com a presença, entre outros responsáveis, de Teresa Ponce de Leão em representação do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Virgílio Cruz Machado pela FCT-UNL, Miguel Moreno Azanza e de Octávio Mateus.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)