Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Inaugurado o Jardim das Pedras em São Bartolomeu dos Galegos

Jardim das Pedras Sao Bartolomeu dos Galegos

O Jardim das Pedras é o novo espaço público que foi inaugurado este domingo em São Bartolomeu dos Galegos, tendo contado com a presença de populares e, em representação da Câmara Municipal, o presidente João Duarte Carvalho, tendo contado ainda, como convidado, do director científico do Dino Parque da Lourinhã, Simão Mateus.

Zita Silva, presidente da União de Freguesias de S. Bartolomeu dos Galegos e Moledo, destacou na ocasião que se trata de “um espaço com alguma história pois tem sentimento, emoção e saudade porque falamos do mandato 2009/13, altura em que presidia alguém que já não está entre nós e que idealizou parte deste projecto e que muito deu a esta freguesia: Salvador Leonardo Ferreira”. O ex-autarca, recentemente falecido, foi lembrado com uma salva de palmas pelos presentes.

Localizado na Rua da Fonte da sede desta freguesia, a autarquia adquiriu para o efeito o terreno onde estava localizado uma casa em ruínas que foi demolida e, que de certa forma, transmitia uma má imagem da povoação. No seu lugar nasceu o Jardim das Pedras que permitiu o alargamento da estrada que liga a localidade ao Paço e a construção de um passeio com calçada portuguesa, aumentando assim a segurança rodoviária. “Pensámos também em todas as pessoas que têm alguma dificuldade na sua mobilidade motora. Aqui as pessoas podem, a partir de agora, sentar-se e descansar, como complemento de bem-estar e assim oferecer uma maior qualidade de vida”, a toda a comunidade”, destacou Zita Silva.

A UFSBG pretende dar continuidade ao trabalho já iniciado com a construção deste parque, com vista para o Dino Parque da Lourinhã, tendo justificado o nome dado ao parque porque “afinal as pedras são uma constante da nossa região e concretamente da nossa freguesia”. Como curiosidade, as pedras que resultaram da demolição do edifício, foram também aproveitadas para as obras de requalificação do espaço.

João Duarte Carvalho, numas breves palavras dadas antes do descerramento da placa evocativa da inauguração oficial do novo jardim, recordou o papel que o ex-autarca socialista Salvador Leonardo Ferreira teve no desenvolvimento da então Junta de Freguesia de São Bartolomeu dos Galegos. “Foi uma pessoa que nos marcou bastante pela sua dedicação e paixão por querer fazer o melhor para a sua terra e, de facto, conseguiu, nomeadamente na área da educação, pois não temos mais ninguém no concelho que se dedicasse tanto como ele”, destacou o edil. Quanto ao novo jardim público, sublinhou que é importante que se criem novos espaços urbanos dentro de cada freguesia. “Temos um orçamento aprovado para 2019 que nos vai permitir que, com as candidaturas que temos no ‘Portugal 2020’, fazermos algum trabalho de requalificação em todas as freguesias”, prometeu João Duarte Carvalho.

O programa oficial incluiu também a inauguração do ‘Mural dos Dinossauros’, também na Rua da Fonte, da autoria dos pintores Maria de Fátima Ribeiro e José Luís Nascimento, terminando com a Festa de Natal promovida na sede da colectividade local pela UFSBG.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA