Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Empresas do Oeste integram lista das 1000 maiores do país publicada pelo ‘Expresso’

avibom

A empresa torriense Riberalves, SA, que possui a maior unidade mundial a operar exclusivamente no sector do bacalhau, é a maior empresa do Oeste e figura em 201º, segundo o semanário ‘Expresso’, que publicou este sábado um suplemento que inclui as 1000 maiores empresas do país. Localizada no Turcifal, a empresa conta com 417 colaboradores e registou um volume de negócios de quase 145 milhões de euros. São poucas as empresas do Oeste que integram esta lista e o concelho de Torres Vedras é o que possui mais lugares neste ‘ranking’ nacional.

É também neste concelho que está sediada a Rações Valouro, SA, dos empresários lourinhanenses António e José Santos, que conta também com uma unidade industrial no concelho da Lourinhã, figurando em 251º, com 132 trabalhadores e um volume de negócios de 123,1 milhões de euros. Estão ainda neste ‘ranking’ mais duas empresas do Grupo Valouro: Avibom - Avícola, SA (551º) com 379 funcionários/65,3 milhões; e Sociedade Agrícola da Quinta da Freiria, SA (772º) com 232 funcionários/52,7 milhões;

A maior empresa do concelho da Lourinhã que está entre as mil maiores do país é a Triperú - Sociedade de Produção e Comercialização de Aves, SA (888º), do Grupo Lusiaves, com  sede em Miragaia, que conta com 261 colaboradores e facturou 42,8 milhões. Destaque ainda para a empresa torriense Luís Vicente, SA (694º), que opera no sector das frutas e legumes e que possui uma unidade fabril no Sobral - Lourinhã, registando 179 funcionários e um volume de negócios de 54,1 milhões de euros.

Já as empresas com maioria de capital público e que têm como acionistas minoritários os Municípios do Oeste estão assim cotadas: Águas do Tejo Atlântico, SA (459º), do Grupo Águas de Portugal: 355 funcionários/76,5 milhões; Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA (572º): 352 funcionários/63,9 milhões. Por curiosidade, registe-se que a Auto-Estradas do Atlântico – Concessões Rodoviárias de Portugal, SA, que explora a A8 e a A15, está em 534º, conta com 168 colaboradores e um volume de negócios de 67,7 milhões. Quanto à Barraqueiro Transportes, SA, que no serviço interurbano é concessionária dos transportes locais em vários concelhos da região (incluindo a Lourinhã) e pelas respectivas ligações a Lisboa, surge em 553º, conta com 992 funcionários e facturou 65,3 milhões.

Segundo o ‘Expresso’, as 1000 maiores empresas em Portugal, num universo total de cerca de 311 mil empresas com actividade comercial, representam cerca de metade do volume de negócios e das exportações de todas as empresas e quase um quarto do emprego das empresas. O trabalho foi realizado para este semanário pela consultora Informa D&B, em conjunto com o Expresso e a Deloitte.

Lidera este ‘ranking’ a Petrogal, SA, com um volume de negócios na ordem dos 9000 milhões de euros e que conta actualmente com 1550 funcionários.

Texto: Paulo Ribeiro
Fotografia: Direitos Reservados