Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ténis: Gastão Elias garante primeira vitória no Indoor Oeiras Open II

Gastao Elias 09012024

Gastão Elias e João Sousa somaram as primeiras vitórias portuguesas do Indoor Oeiras Open II e apuraram-se para a segunda ronda do quadro principal deste ATP Challenger 75 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, até dia 13, na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

O primeiro a seguir em frente foi João Sousa. Esta semana no 244.º lugar do ranking, o tenista português de 34 anos voltou a derrotar Samuel Vincent Ruggeri, mas ao contrário do que aconteceu no torneio anterior precisou de três partidas: 7-6(5), 3-6 e 7-6(5) foram os parciais do triunfo que assinou em 2h41. "Foi um encontro muito mais exigente do que o da semana passada", reconheceu na análise à estreia neste torneio. "Eu sabia que ele ia analisar o encontro anterior e que por isso ia ser mais exigente. Não me senti no meu melhor fisicamente e também tenho estado um bocadinho doente, mas aceitei isso e dei o meu melhor para tentar vencer, que era o principal objectivo”, refere em comunicado enviado ao ALVORADA a organização da prova.

Acerca dos momentos decisivos, o melhor tenista português da história (chegou ao 28.º lugar do ranking) explicou que "depois de uma troca de breaks fui superior no tie-break do primeiro set, mas no segundo entrei muito apagado e ele teve uma boa subida. Percebi que se continuasse assim ia perder e tentei mudar alguma coisa em termos anímicos para me puxar para cima. E a verdade é que ainda fiz o break e estive a vencer por 4-1, mas ele deu a volta e só no tie-break é que impus a experiência".

A vitória de João Sousa colocou um ponto final na tendência negativa deste Indoor Oeiras Open para as cores nacionais, até então com oito derrotas em oito encontros. Na quarta-feira, o tenista natural de Guimarães discutirá o acesso aos quartos de final com Lorenzo Giustino (288.º e ex-127.º), um adversário que nunca defrontou, mas que conhece bem de várias sessões de treino.

A fechar o dia, o lourinhanense Gastão Elias deixou para trás a derrota de domingo na final do Indoor Oeiras Open I e seguiu os passos do compatriota ao derrubar um adversário que já tinha derrotado na semana anterior, o turco Cem Ilkel (266.º), por 6-2 e 6-3. Na passada quinta-feira, na altura na segunda ronda, o tenista da Lourinhã dominou as trocas de bola do fundo do campo (em especial devido a uma direita mais acutilante do que a de Ilkel, que apareceu com uma postura mais sólida do que agressiva) e arrecadou a maioria dos pontos importantes. A história não mudou muito de contornos no segundo capítulo.

Elias voltou a não perder o serviço em qualquer ocasião (só cedeu cinco pontos com a primeira pancada, particularmente afinada) e desta vez até precisou de resgatar mais dois break points (seis no total) do que no primeiro frente a frente. “Ele entrou muito mais sólido, mas sinceramente estava mais preocupado comigo. Felizmente já passei por várias situações parecidas a esta, de jogar uma final num domingo e depois ter outro torneio logo na semana seguinte. Sei que às vezes há tendência para relaxar depois de uma semana com muita tensão e sabia que podia ir um pouco mais abaixo. Esse era o meu foco principal, tentar manter a energia o mais alto possível, tentar não ter lapsos de concentração e ser o mais consistente possível”, revelou depois de carimbar a quinta vitória do ano. “Motivado e com bastante energia”, o ex-top 60 não quer ficar-se por aqui e tentará vingar a derrota do amigo João Domingues para o prodígio norte-americano Ethan Quinn, de 19 anos e actual campeão do circuito universitário dos EUA. Os dois nunca se defrontaram, mas passaram juntos grande parte da pré-temporada - apesar de também nunca terem partilhado o court.

Para além dos duelos de João Sousa e Gastão Elias, que serão o prato forte do dia, a jornada desta quarta-feira também lançará a jogo os tenistas portugueses presentes no quadro de pares: Tiago Pereira/Francisco Rocha logo pela manhã (10h30) frente ao indiano Arjun Kadhe e ao britânico Marcus Willis, campeão do primeiro Indoor Oeiras Open com o compatriota Jay Clarke, os restantes na parte da tarde: uma vez concluída a acção em singulares, Gastão Elias jogará com João Domingues contra o norte-americano Alex Lawson e o espanhol Sergio Martos Gornes, encontro ao qual se seguirá o de Jaime Faria e Henrique Rocha com os segundos cabeças de série, o checo Roman Jebavy e o austríaco Philipp Oswald.

Esta terça-feira, Jaime Faria abdicou do encontro da primeira ronda de singulares com Sebastian Fanselow devido a uma indisposição quando perdia por 6-2.

Texto: ALVORADA com comunicado do GIIOP2024
Fotografia: GIIOP2024