Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CIM da Beira Baixa abriu concurso para projecto de recuperação da antiga Colónia da Areia Branca

coloniacastelobranco

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) anunciou hoje que lançou o concurso público de concepção para a elaboração do projecto de recuperação do edifício da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, para uma obra que tem o valor-máximo de quatro milhões de euros, mais IVA. O prazo de recepção de propostas para este imóvel da CIMBB, que conta com a assessoria técnica da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, termina a 16 de Abril.

Segundo refere a instituição intermunicipal sediada em Castelo Branco num comunicado de imprensa, “alinhada com a estratégia de investimento da Câmara Municipal da Lourinhã na reabilitação do areal da Praia Branca, a CIMBB pretende encontrar uma solução para o avançado estado de degradação do imóvel, reconhecendo que existe interesse em transformar os conteúdos programáticos do edificado pela grande viabilidade de investimento, assente numa estratégia de reconversão do programa, tendo em vista a exploração turística”. “Apesar de ser, actualmente, um edifício degradado, a antiga colónia é um espaço com um vasto valor imaterial, associado à função que esteve na sua origem. O objectivo central é a reabilitação do edifício e a requalificação do local, mantendo o propósito funcional do mesmo, ou seja, criar um espaço para todas as idades”, adianta a CIMBB.

Podem apresentar propostas, entre outros, profissionais independentes ou empresários em nome individual, desde que inscritos na Ordem dos Arquitectos; pessoas colectivas cujo objecto social compreenda a actividade de elaboração de estudos ou projectos de arquitectura; sociedades profissionais de arquitectos e organizações associativas de arquitectos. A selecção dos trabalhos de concepção será realizada de acordo com os seguintes factores: solução conceptual (ponderação de 50%), funcionalidade (ponderação de 30%) e exequibilidade do projecto (ponderação de 20%). O valor-base do concurso é de 260 mil euros, mais IVA. Está prevista a atribuição dos seguintes prémios: 1º 12.500 euros; 2º: 7.500; 3º: 5.000; 4º: 3.000; 5º: 2.000. O júri é presidido por João Lobo (presidente da CIMBB) e conta ainda com os arquitectos Bruno Maurício (Município da Lourinhã) e Ana Costa (nomeada pela Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos). São membros suplentes Armindo Jacinto (vice-presidente da CIMBB), João Serra (vereador da Câmara Municipal da Lourinhã) e Pedro Ressano Garcia (nomeado pela Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos).

Recorde-se que a Colónia Balnear da Areia Branca funcionou durante 30 anos, maioritariamente para crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, foi adquirido pela Junta Distrital de Castelo Branco, sendo após a sua extinção propriedade da CIMBB. A Colónia Balnear funcionou durante 30 anos, maioritariamente para jovens do distrito de Castelo Branco, encontrando-se desactivado desde 2009, após uma forte tempestade que degradou a cobertura do imóvel. “Investimentos da parte da Câmara Municipal da Lourinhã, na reabilitação do areal da Praia da Areia Branca e na construção da nova colónia de férias da Fundação Júlia, ditaram a urgência por parte da autarquia da Lourinhã, em pôr fim ao impacto ambiental negativo na praia do Areal Sul causado pelo avançado estado de degradação do imóvel. Neste sentido foi solicitada à CIMBB que encontrasse uma solução para o imóvel, reconhecendo-se que existe interesse em transformar os conteúdos programáticos do edificado pela grande viabilidade de investimento, assente numa estratégia de reconversão do programa, tendo em vista a exploração turística”, explica a CIBB, que agrega os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)