Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Governo institui 25 de Setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade

governo de portugal

O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que institui o dia 25 de Setembro como o Dia Nacional da Sustentabilidade, recomendado pelo Parlamento há dois anos.

Num comunicado divulgado após a reunião de hoje do Governo afirma-se que o dia escolhido coincide com a data da adopção pela ONU da Agenda 2030 e dos Objectivos do Desenvolvimentos Sustentável.

O Governo pretende que a iniciativa contribua “de forma relevante para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os actores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”.

A 15 de Janeiro de 2021 a Assembleia da República aprovou um texto final da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, com base em projectos de resolução do CDS-PP, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que recomenda ao Governo "que institua o dia 25 de Setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade".

A proposta fora apresentada à Assembleia da República em Abril de 2020, pela associação de consumidores DECO, que sugeriu o dia 25 de Setembro por terem sido apresentados nessa data os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável a serem adoptados por todos os países do mundo até 2030.

Texto: ALVORADA com agência Lusa