Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PSP apreende 87 armas de fogo em operação policial realizada em todo o país

PSP 0196

A PSP apreendeu 87 armas de fogo e registou 21 infracções numa operação de fiscalização realizada em todo o país em locais onde se realizam práticas recreativas com armas, indicou hoje aquela polícia.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Publica refere que entre 19 e 21 de Maio realizou 72 acções de fiscalização em complexos, carreiras e campos de tiro onde se pratica actividades recreativas com armas de fogo, visando esta operação nacional “a fiscalização do funcionamento e verificação das condições de segurança deste tipo de recintos e o reforço da “prevenção de sinistros involuntários e ilícitos criminais associados a esta actividade”.

A PSP dá conta que da operação resultaram 21 autos de contraordenação e a apreensão de 87 armas de fogo por não se encontrarem regularizadas.

Segundo a PSP, a maioria das infracções esteve relacionada com a falta de registo nominal dos atiradores que frequentam as instalações, armas utilizadas e número de disparos efectuados, ausência de sistema de isolamento ou protecção dos solos e não realização da limpeza semestral dos solos e ou falta de registo das acções realizadas.

Aquela força de segurança explica que o objectivo deste tipo de operações é verificar que "são permanentemente cumpridas as condições técnicas e de segurança das instalações e das áreas envolventes”, bem como “garantir que são cumpridas as normas de conduta e segurança por parte dos praticantes de tiro recreativo com armas de fogo, minimizando o risco de ocorrência de acidentes no âmbito desta actividade”.

Esta operação nacional da PSP foi concretizada através da estrutura especializada em armas e explosivos, no âmbito das competências de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos, atribuições exclusivas e específicas desta polícia desde 1946.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)