Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Protecção Civil alerta para agravamento do perigo de incêndio nos próximos dias

ANEPC

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou hoje para o agravamento do perigo de incêndio rural nos próximos dias, tendo em conta as previsões do IPMA de continuação de tempo quente e seco. Os 12 concelhos da região Oeste estão entre o risco elevado a muito elevado, estando nesta última situação os municípios do Cadaval, Caldas da Rainha, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

Em comunicado, a ANEPC refere que a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de hoje e até sexta-feira aponta para subida da temperatura máxima para valores acima de 30 graus Celsius na região Sul e no Alto Tejo e vento forte do quadrante leste, em especial durante as noites e manhãs nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

O IPMA prevê igualmente humidade relativa do ar inferior a 30% e aumento do perigo de incêndio muito elevado a máximo no Algarve e interior Norte e Centro, com agravamento no interior Norte e região Centro.

Neste contexto, sobre os riscos expectáveis, a ANEPC dá nota, do aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das acções de combate, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

Na nota, a ANEPC recorda que é proibido fazer queimada extensiva sem autorização, aconselhando a população a contactar a câmara municipal. Lembra igualmente que nos dias de perigo muito elevado e máximo de incêndio é proibido fazer fogo para confecção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Devido às previsões meteorológicas, a protecção civil recomenda a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

São mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Leiria, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém que apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também em perigo muito elevado e elevado de vários concelhos de todos os distritos (18) do continente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. O Instituto prevê pelo menos até sábado um agravamento do perigo de incêndio rural. Desde o início do ano, as 2.963 ocorrências de fogo já afectaram 8.191 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros e trovoada na região Sul, vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, subida da temperatura mínima e da máxima no litoral. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Lisboa e Santarém).

Texto: ALVORADA com agência Lusa