Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

'Cancro sem Temor' lança novo episódio dedicado aos mitos da alimentação

cancrocabeca

Já está disponível o sétimo e último episódio do podcast 'Cancro sem Temor', uma iniciativa do IPO do Porto. Com o tema 'A Roda Anti Cancro', a conversa aborda a roda dos alimentos, conselhos e estudos e relacionam directamente o tipo de alimentação como forma de uma vida mais saudável. O vídeo permitr ainda desmistificar alguns dos mitos alimentares e esclarecer as virtudes das dietas da moda.

Paula Alves, nutricionista e directora do Serviço de Nutrição do IPO do Porto, Ana Paula Santos, endocrinologista do IPO do Porto e José António Baldaia, doente de cancro de cabeça e pescoço, são os intervenientes deste episódio, onde partilham as suas experiências e a importância de adaptação de um estilo de vida saudável para ajudar a prevenir o cancro e a diminuir a mortalidade.

Durante o episódio, José António Baldaia testemunhou a sua vivência após o diagnóstico de um tumor na língua e na faringe, em Outubro 2020. “Procurei sempre ser independente”, diz o doente que nunca baixou os braços, dedicando-se à agricultura biológica e adoptando sempre estratégias de forma a ultrapassar as dificuldades sentidas nas refeições e na comunicação com os outros.

Não existe uma alimentação saudável que funcione para todos e esta vivência da patologia, temos de ver qual o contexto vivido e dento do padrão saudável, o que é que pode ser adoptado”, alerta a nutricionista Paula Alves, acrescentando que “a leitura dos rótulos é fundamental”.

A relação da obesidade com o cancro foi um dos pontos explorados pela endocrinologista Ana Paula Santos, que aproveitou para deixar o aviso: “mesmo nas pessoas com índice de massa corporal normal com peso normal, a gordura abdominal é importante porque aumenta o risco de ter cancro”.

'Cancro sem Temor' é um projecto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objectivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspectivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspectos, para ajudar a lidar melhor com ela.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível //www.youtube.com/@IPOPorto74">no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)