Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus participa na homenagem ao investigador António Galopim de Carvalho

homenagemgalopimdecarvalho

O paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus será um dos oradores convidados para a homenagem à vida e carreira de investigador de António Galopim de Carvalho, conhecido entre o público por 'pai' dos dinossauros.

A iniciativa decorre no próximo dia 31, terça-feira, às 18h30 no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, numa viagem que ligará o presente, o passado e o futuro da Geologia e da Paleontologia.

No Auditório José Mariano Gago serão partilhados registos fotográficos da vida pessoal e profissional de Galopim de Carvalho e a sua extensa colecção bibliográfica. Segue-se a exibição do vídeo ‘Uma vida gravada na pedra’, centrado na carreira do geólogo e um debate sobre a preservação do património geológico e paleontológico português. Participam neste debate Conceição Freitas (docente do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e o paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus (docente do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science and Technology, FCT NOVA), ambos colegas e antigos alunos de Galopim de Carvalho. A este painel juntam-se dois jovens entusiastas da Paleontologia: Miriam, de 6 anos, e Diogo, de 13 anos.

A audiência será conduzida por histórias e episódios das várias batalhas científicas travadas por Galopim de Carvalho contadas pelo próprio.

Nascido em Évora em Agosto de 1931, António Marcos Galopim de Carvalho é professor catedrático jubilado pela Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Geologia, na mesma instituição. Em 1961 iniciou a carreira de ensino.

Ao longo dos últimos 30 anos, acumulou as funções de director do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, no qual dirigiu diversos projectos de investigação nas áreas da Paleontologia dos Dinossáurios e de Geologia Marinha.

É autor de 21 livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou memórias, e assinou mais de 200 trabalhos em revistas científicas e mais de 150 artigos de opinião em defesa da Geologia e do património geológico.

Programa detalhado aqui e inscrições aqui.

Texto: ALVORADA