Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Monkeypox: Surto em aparente fase de abrandamento informa DGS

Monkeypox DGS

Cerca de 1.250 pessoas já foram vacinadas contra o vírus Monkeypox, revelam dados da Direcção-Geral da Saúde, segundo os quais não foi detetado nenhum caso na última semana, indicando que o surto está “aparentemente numa fase de abrandamento”.

“Desde 21 de Outubro não foram reportados novos casos confirmados em Portugal”, totalizando 944 desde o dia 3 de Maio, quando foi detectada a presença do vírus no país, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infecção humana pelo vírus Monkeypox (VMPX).

A autoridade de saúde refere numa nota publicada no ‘site’ que, “perante a diminuição do número de novos casos reportados, bem como o facto de o surto estar aparentemente numa fase de abrandamento”, o relatório semanal sobre o VMPX passará a ter uma periodicidade quinzenal, “podendo a mesma vir a ser reajustada de acordo com a evolução do surto”.

Desde o início da disponibilidade de vacinas, a 16 de Julho, até 23 de Outubro, já foram vacinados no contexto de vacinação pós-exposição 918 pessoas. Dos dados reportados pelas regiões, até 19 de Outubro foram ainda vacinadas 325 pessoas em contexto de vacinação preventiva.

A Comissão Europeia, através da agência HERA, está a promover novas doações aos Estados Membros, considerando ser pertinente manter as ações de diagnóstico precoce, isolamento, rastreio e seguimento eficaz de contactos, apoiadas pelas estratégias de vacinação preventiva e pós-exposição. “Em Portugal, pretende-se reforçar a vacinação visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto”, refere a Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa