Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Secretário de Estado das Comunidades visita EUA para reforçar ligações com Portugal

comunidades portuguesas

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia na quarta-feira uma visita oficial aos Estados Unidos, onde os emigrantes estão tão bem integrados que o desafio passa por impedir um desligamento com a sua identidade portuguesa, disse o governante.

Trata-se de “uma comunidade que tem mostrado ao longo dos anos uma capacidade inovadora, uma iniciativa fora do comum e uma coragem real para enfrentar as dificuldades”, disse Paulo Cafôfo.

Nesta visita, o governante espera realçar os “êxitos” da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, mas também “as suas dificuldades que enfrentaram e continuam a enfrentar”.

O desafio que temos nesta nossa comunidade, que está muito bem integrada, e com uma assimilação com a comunidade norte-americana, é que essa boa integração não signifique um desligar com a sua identidade portuguesa”, frisou.

A deslocação oficial do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas arranca na quarta-feira, com a sua participação na sessão de abertura e numa mesa-redonda do Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de África, que decorre na sede da ONU, em Nova Iorque.

Segundo Paulo Cafôfo, o objectivo do evento passa por encorajar todos os Estados-membros “a participarem, de uma forma convicta, neste desiderato colectivo que é o de mobilizar governos, instituições financeiras internacionais, banca, sector privado, sociedade civil” no desafio de “dar ao continente africano o desenvolvimento que necessita e os povos anseiam”.

Portugal está comprometido, até pela relação que tem com muitos países deste continente, em dar o seu contributo para que tal seja possível”, adiantou.

No mesmo dia, o governante visita o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque e tem agendada uma reunião com líderes da comunidade e entidades oficiais, em Nova Iorque.

A valorização da relação dessa comunidade com Portugal faz-se através destes contactos com os representantes das comunidades portuguesas, passando por académicos, cientistas, investigadores, empresários e dirigentes associativos”, disse.

O segundo dia começa com uma visita ao Consulado-Geral de Portugal em Newark, antes de um passeio pela Ferry Street (Ironbound) e uma visita ao Sport Clube Português.

Segue-se uma visita ao Portuguese Instructive Social Club - PISC de Elizabeth, que inclui uma visita à escola e ao museu e encontros com dirigentes associativos e portugueses eleitos dessa área.

Na sexta-feira, Paulo Cafôfo visitará o Consulado-Geral de Portugal em New Bedford, a Discovery Language Academy e o Clube madeirense S.S. Sacramento, bem como o Museu da Madeira.

Para sábado, último dia, está marcado um encontro com representantes da comunidade portuguesa em Peabody e um outro com académicos, cientistas e investigadores portugueses e visita à instalação de Joana Vasconcelos “Valkyrie Mumbet” no MassArt Art Museum, em Boston.

À tarde decorrerá um encontro com a comunidade portuguesa no Clube Desportivo Faialense, antes de uma visita ao Consulado-Geral de Portugal em Boston.

Esta deslocação do secretário de Estado das Comunidades enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”.

A acção tem como objectivo reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao país de origem e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da diáspora.

Texto: ALVORADA com agência Lusa