Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Canadá: Consulado-geral de Portugal em Toronto reforçado a partir de segunda-feira

Canada

O consulado-geral de Portugal em Toronto, no Canadá, terá a partir de segunda-feira um reforço de funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. “A partir desta segunda-feira o consulado-geral em Toronto terá reforço de pessoal”, declarou o gabinete de imprensa da Secretaria de Estado das Comunidades através de correio electrónico.

O delegado do STCDE-Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas no Estrangeiro no consulado de Portugal em Toronto, em declarações à Lusa, no dia 22, denunciou o encerramento dos serviços daquele posto consular ao público em geral com a suspensão das marcações existentes. No entanto, a SEC menciona que “esta situação acontece após alguns dias em que o atendimento funcionou apenas em regime de marcação, tendo em conta o reajuste do quadro técnico, com vista à melhoria dos serviços, que passará a contar com cinco funcionários”.

A morte do chanceler do consulado-geral de Portugal, no dia 12, agudizou a crise neste posto consular, perturbando o acesso a serviços essenciais de milhares de portuguesas residentes na região, entre os quais muitos lourinhanenses.

Desde o início da pandemia de Covid-19 que o consulado em Toronto passou a atender apenas com marcação prévia, que deixa uma grande parte da comunidade, mais idosa, que não tem acesso às novas tecnologias, mais condicionada para aceder ao serviço.

A Secretaria de Estado das Comunidades confirmou ainda que “além deste reforço”, até ao final do ano “haverá novas contratações, o que fará aumentar significativamente o quadro de pessoal daquele Posto, perfazendo um total de oito trabalhadores”.

Em 2013, o posto consular de Toronto tinha 23 funcionários, número que foi sendo reduzido ao longo dos anos, mas, devido a uma restruturação, ao abrigo do decreto-lei 47/2013, muitos dos empregados rescindiram o contrato, ficando apenas 18, um número que foi diminuindo e nunca mais foi reposto.

Através de ‘e-mail’, no dia 22, o cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Carneiro Mendes, remeteu quaisquer comentários sobre a situação para os serviços competentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros.  “Na sequência do falecimento súbito e inesperado do chanceler deste posto, Dr. João Rodrigues, estamos a proceder a uma restruturação interna dos serviços consulados que passa, para já, pelo atendimento por marcação, em que selecionamos os casos mais urgentes”, escreveu o diplomata.

O consulado em Toronto tem previsto abrir os serviços ao público em geral novamente a 4 de Julho, por agendamento, com as marcações para actos consulares suspensos até esse dia.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados