Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

10 de Junho: Secretário de Estado agradece a quem tem responsabilidades nas comunidades

brasao portugal

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) agradeceu aos que têm responsabilidades na diáspora, seja a trabalhar na rede consular ou em instituições associativas, na sua mensagem alusiva ao 10 de Junho, que se assinala na sexta-feira.

Agradeço, muito, a colaboração de todas e de todos os que também têm responsabilidades na diáspora, sejam os que exercem as suas funções na nossa rede consular, ou os representantes de instituições associativas, que fazem um trabalho extraordinário, contribuindo para a integração dos portugueses no estrangeiro”, disse Paulo Cafôfo.

O governante considera que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é “um dia de homenagem e de apreciação”.

E sublinhou o sentido que leva o governante ao “cumprimento de um roteiro de proximidade e valorização das comunidades portuguesas no mundo”.

Nesse sentido, renovo o meu desejo e vontade de ser acolhido pelas centenas de milhares de portugueses e lusodescendentes por esse mundo além, num abraço que nos une”, adiantou.

As comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas arrancaram hoje de manhã em Braga com o içar da bandeira nacional, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em Braga, o chefe de Estado manterá um programa intenso até sexta-feira, quando intervirá na cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, em que também irá discursar o constitucionalista Jorge Miranda, que preside à comissão organizadora destas comemorações.

Depois, as celebrações do Dia de Portugal prosseguirão em Londres, no Reino Unido, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, António Costa, que voltam a assinalar esta data junto de comunidades emigrantes portuguesas, retomando um modelo que lançaram juntos em 2016, interrompido nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados