Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Previsão de tempo quente durante o fim-de-semana prolongado

IPMA logo 2

O IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê entre quinta e segunda-feira em Portugal continental uma situação de tempo quente. A previsão aponta para uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima e nos dias 9 (quinta-feira) e 10 (sábado), atingindo-se na generalidade do território, temperaturas máximas entre 30 e 35°C, com valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

Na faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30°C, devido ao vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes. No dia 13 (segunda-feira), a tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C. Os valores das temperaturas máximas deverão estar entre 5 e 12°C acima dos valores médios para a época do ano, situação que é comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de Tempo Quente, em particular no interior.

As temperaturas mínimas deverão subir no dia 10 (sexta-feira), prevendo-se noites tropicais no interior, em especial do Centro e Sul, e no sotavento algarvio. Salienta-se ainda, condições de instabilidade nas regiões do interior a partir da tarde de dia 10, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas localizados.

Adicionalmente, destaca ainda o IPMA, poderá haver transporte de poeiras oriundas do norte de África, prometendo dar mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias.

O tempo quente que se aproxima deve-se a uma massa de ar tropical proveniente do Norte de África/Península Ibérica transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, em crista para a Europa Central, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.

Texto: ALVORADA com agência Lusa