Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Celebrações do Dia de Portugal começam hoje em várias cidades dos EUA

brasao portugal

As celebrações do Dia de Portugal começam hoje em várias cidades norte-americanas e irão prolongar-se durante o mês, com festejos que incluem içar da bandeira, arraiais e concertos, após dois anos de pandemia que impediram a festa.

Em Union, no estado de Nova Jérsia, a Associação Cívica Luso-Americana (PACA, na sigla em inglês) levará hoje a cabo o içar da bandeira portuguesa, dando assim início às festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no município. Já para sexta-feira e sábado, a PACA organizou um evento que incluirá muita música e comida portuguesa.

Em Elizabeth, cidade de Nova Jérsia que acolhe uma grande comunidade lusitana, os festejos começam no dia 3 de Junho e estendem-se até ao próximo dia 8, e incluem uma cerimónia de içar da bandeira, dois dias de arraial, um desfile e uma missa do Dia de Portugal na Catedral do Sagrado Coração, em Newark. Ainda em Nova Jérsia, na cidade de Kearny, a Associação Cultural Portuguesa daquela região projectou os festejos para 5 de Junho, tendo programado para esse dia uma missa solene, o içar da bandeira na Câmara Municipal e um arraial com muita sardinha e muita música.

Um pouco mais ao lado, em Mineola, cidade no estado de Nova Iorque que é presidida pelo luso-americano Paulo Pereira, 12 de Junho foi o dia escolhido um grande desfile da comunidade portuguesa na região, após um hiato de dois anos devido à Covid-19.

Em Rhode Island, na região de Nova Inglaterra, a música será parte principal dos festejos, que contarão com catuações bem portuguesas como dos Concertinas de Portugal, Ruben Aguiar, Tânia da Silva, entre outros.

De 9 a 12 de Junho, a festa será feita na Avenida Ponta Delgada, em Fall River, no estado de Massachusetts, onde a organização quer fazer uma celebração memorável, após a pandemia. Zé Amaro, Lucenzo e Rodrigo Leal, filho de Roberto Leal, são alguns dos nomes que vão subir ao palco ao longo desse fim-de-semana e que a organização do evento espera que atraiam multidões.

Também no dia 12, mas em Connecticut, as celebrações começarão com um desfile cultural, sendo seguido por várias actuações musicais e de dança, jogos de futebol e demonstrações de culinária portuguesa.

Na Florida, comida e música tradicional portuguesa não faltarão nas celebrações marcadas para cidades como Palm Coast, St. Petersburg ou Port St. Lucie.

Na Califórnia, em San Jose, o Dia de Portugal irá comemorar-se com uma exibição dedicada aos 600 anos da descoberta da Madeira no Museu Português, que celebra 25 anos, seguindo-se uma missa, um desfile e muitos concertos musicais no dia 11 de Junho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)