Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos com desfibrilhador pela primeira vez nesta época balnear

amarok

As 28 viaturas do ISN - Instituto de Socorros a Náufragos para a época balnear de 2019, estão pela primeira vez equipadas com um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida. Os utilizadores das viaturas são militares da Marinha, habilitados com os cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia, aptos para desafios difíceis, no âmbito do projecto ‘SeaWatch’. Uma das viaturas irá operar na área da Capitania do Porto de Peniche, na faixa costeira entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

Desde o início do projecto ‘SeaWatch’ que se estimam que os veículos tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas. O projecto efectuou 342 intervenções em 2018, possibilitando o salvamento de 51 veraneantes, 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas.

Realizou-se esta quinta-feira nas Instalações Centrais de Marinha, junto à Ribeira das Naus, em Lisboa, a cerimónia de entrega das Volkswagen Amarok por parte da SIVA Portugal ao ISN. Este projecto, que celebra o nono ano, tem por objectivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.

Este ano, destaca-se também a introdução de desfibrilhadores automáticos externos nas viaturas e a necessária formação aos tripulantes em suporte básico de vida e desfibrilhação, numa parceria entre o ISN e o Movimento Salvar Mais Vidas, que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória. Está prevista a colocação destes desfibrilhadores nas viaturas até ao próximo dia 15. A BP é outro dos parceiros que este ano se associa ao projecto ‘SeaWatch’, contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas.

Esta cerimónia, presidida pela secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, contou com a presença do almirante Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, do director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, vice-almirante Luís Sousa Pereira, do director-executivo da SIVA, Pedro de Almeida, do presidente da BP, Pedro Oliveira, bem como outras entidades.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados