Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ucrânia: Cáritas Portugal inicia hoje campanha de ajuda

caritas III

A Cáritas Portugal inicia hoje uma campanha de angariação de fundos para apoiar as populações afectadas pela guerra na Ucrânia, angariação de fundos que conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Cáritas Portugal informa que a verba angariada nesta campanha tem como objectivo reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e o eventual acolhimento a famílias deslocadas em Portugal.

Citada em comunicado, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, refere que esta “medida de urgência” surge face ao pedido de ajuda que chega a Portugal da Cáritas Ucrânia, “que tem intensificado a sua resposta junto da população e cujas necessidades aumentam diariamente”.

Em causa está “um apoio de emergência no local em alimentos, medicamentos e abrigo, mas também da urgência de responder à situação dramática de milhares de pessoas deslocadas e que necessitam de ajuda imediata”, adianta.

Para sustentar o trabalho da Cáritas ucraniana, a Cáritas Internacional lançou um apelo de emergência, que permitirá ajudar cerca de 13.000 pessoas em diferentes partes da Ucrânia.

Também as Cáritas da Polónia, Moldova, Roménia e Eslováquia estão neste momento a prestar assistência humanitária e informação segura aos milhares de refugiados que estão a atravessar estas fronteiras.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Caritas (arquivo)