Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ucrânia: Marcelo Rebelo de Sousa fala com homólogo ucraniano e reitera "condenação veemente" e "apoio solidário"

Portugal Ucrania Marcelo Lusa 26022022

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou hoje ao homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que lhe ligou esta tarde, a "condenação veemente" de Portugal à invasão russa da Ucrânia e o "apoio solidário à corajosa resistência ucraniana".

Segundo uma nota publicada no portal da Presidência, entre os dois chefes de Estado "foi referida a parceria no âmbito da política europeia de vizinhança da qual a Ucrânia é parte".

Ainda de acordo com a Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa realçou "o papel da excepcional comunidade ucraniana em Portugal" e assinalou que o apoio de Portugal à Ucrânia tem sido concretizado através do Governo, "nomeadamente através dos ministérios competentes".

O Ministério da Defesa Nacional informou no sábado à noite que Portugal vai enviar equipamento militar para a Ucrânia “a pedido das autoridades ucranianas”Da lista do material fazem parte “coletes, capacetes, óculos de visão nocturna, granadas e munições de diferentes calibres, rádios portáteis completos, repetidores analógicos e espingardas automáticas G3”, precisou.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias aéreas russas, após vários países europeus terem tomado a mesma medida.

Zelensky agradece a Marcelo apoio militar e fecho de espaço aéreo

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, o apoio prestado por Portugal à Ucrânia, nomeadamente o envio de equipamento militar e o fecho do espaço aéreo à Rússia. "Juntos, mais fortes", escreveu Zelensky na conta oficial da presidência ucraniana na rede social Twitter.

Volodymyr Zelensky refere no Twitter que falou com Marcelo Rebelo de Sousa, a quem agradeceu o encerramento do espaço aéreo português a aviões russos, o apoio de Portugal à exclusão da Rússia da plataforma interbancária internacional Swift e a "assistência de defesa concreta". "Portugal forneceu armas, meios de protecção individual e outros equipamentos à Ucrânia", salientou.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa