Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Portugal continental com temperaturas acima dos 20 graus

IPMA

As temperaturas máximas poderão atingir hoje os 25 graus em algumas regiões de Portugal Continental, uma situação acima do normal para época, disse à Lusa Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Hoje e quarta-feira vamos ter temperaturas entre os 20 e os 24 graus Celsius nas regiões do litoral norte e centro, na região sul podem atingir os 25 graus e no interior entre os 20 e os 22, mas depois a partir de quinta-feira vão descer três a cinco graus ou até seis graus”, disse.

De acordo com Cristina Simões, hoje e quarta-feira está previsto céu pouco nublado ou limpo, mas ainda sem precipitação. “As temperaturas estão elevadas e a tendência é para subirem gradualmente estes dois dias. Estão um pouco acima da média e com temperaturas acima dos 20 graus, perto dos 25 no litoral”, salientou.

Quanto às temperaturas mínimas, a meteorologista adianta que vão continuar, nos próximos dias, na ordem dos 2 a 4 graus no interior e 8 a 10 graus no litoral.

A partir de quinta-feira, segundo Cristina Simões, está prevista uma descida da temperatura máxima e espera-se que ocorra precipitação na região sul. “Devido à influência desta depressão há possibilidade de ocorrência de aguaceiros, mas não é uma precipitação muito significativa em relação ao que seria esperado para um retrocesso do estado em que está o continente com a seca, mas temos esta possibilidade de alguma precipitação que não vai continuar. No fim-de-semana já temos céu pouco nublado”, contou.

Segundo Cristina Simões, na quinta-feira a possibilidade de precipitação é maior na região sul e na sexta-feira é mais generalizada.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, aumentando de nebulosidade por nuvens altas na região Sul a partir do final da tarde, vento fraco a moderado do quadrante leste. A previsão aponta ainda para a formação de geada no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento nocturno e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 0 graus (em Bragança) e os 13 (em Faro) e as máximas entre os 17 graus Celsius (na Guarda) e os 25 (em Setúbal). Para a Lourinhã é esperada uma máxima de 23 graus (a mais alta estimada até 3 de Março) e uma mínima de 9 graus.

Texto: ALVORADA com agência Lusa