Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Dispensa de teste negativo para entrar em Portugal em vigor na segunda-feira

aeroporto de lisboa

A decisão de dispensar teste negativo ao vírus SRS-CoV-2 para entrar em Portugal, bastando apresentar o certificado digital ou um comprovativo de vacinação reconhecido, entra em vigor na segunda-feira, anunciou hoje o Governo.

Na passada quinta-feira, o Governo decidiu acabar com a medida em vigor desde 1 de Dezembro do ano passado, que impunha que todos os passageiros que chegassem a Portugal por via aérea eram obrigados a apresentar um teste negativo ou um certificado de recuperação no momento do desembarque. “O Conselho de Ministros aprovou uma resolução para alterar as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença Covid-19, nomeadamente as que dizem respeito à entrada de pessoas em território nacional”, afirma hoje em comunicado o gabinete da ministra da Presidência.

A medida será publicada no domingo em Diário da República e “as regras nela constantes estarão em vigor a partir das 00h00 de segunda-feira, dia 7 de Fevereiro”, acrescenta o comunicado.

No que diz respeito à entrada em território nacional, “passa a ser exigida apenas a apresentação do Certificado Digital Covid da UE nas suas três modalidades ou de outro comprovativo de vacinação devidamente reconhecido”.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei com alterações relativamente ao certificado digital Covid da União Europeia e ajustamentos relativamente aos comprovativos de vacinação a apresentar para acesso a determinados estabelecimentos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: ANA