Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Legislativas: Assembleias de voto abrem sem incidentes na primeira hora no Continente e Madeira

eleicoes legislativas III

Todas as assembleias de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 8h00, no continente e Madeira, sem registar quaisquer incidentes durante a primeira hora, revelou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Não houve incidentes até ao momento", afirmou o porta-voz num balanço à agência Lusa uma hora após a abertura das assembleias de voto.

Nos Açores, as mesas de voto abriram e vão encerrar uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Mantém-se o mesmo número de secções de voto no concelho da Lourinhã nestas eleições legislativas e em relação às eleições autárquicas: 39 secções de voto. Segundo referiu ao ALVORADA uma fonte da Câmara Municipal da Lourinhã, estarão ao serviço 195 membros distribuídos pelas mesas de voto do concelho.

Concorrem às eleições legislativas antecipadas 21 forças políticas, o mesmo número do que em 2019, mas apenas 13 concorrem em todos os círculos eleitorais. No total, são eleitos 230 deputados à Assembleia da República, de onde sairá o XXIII Governo Constitucional.

Podem votar para as eleições antecipadas de hoje 10.820.337 eleitores, mais 9.808 do que nas anteriores legislativas, em 2019. Em 2019, a taxa de abstenção atingiu o recorde de 51,43%, comparando com os 8,3% nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ou os 16,4% das primeiras legislativas, em 1976.

A legislatura actual, que terminaria apenas em 2023, foi interrompida depois do 'chumbo' do Orçamento do Estado para 2022 ter gerado uma crise política que levou à dissolução do Parlamento e à convocação de eleições antecipadas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa