Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Aberto autoagendamento para vacinação de crianças

Covid 19 vacina 1

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a Covid-19 ficou disponível cerca das 20h00 de hoje, permitindo marcações de menores de 10 e 11 anos para o próximo fim-de-semana.

No portal da Covid-19 do Ministério da Saúde, é também possível fazer a marcação para a toma da vacina para a gripe e contra a Covid-19 para a faixa etária das pessoas com 65 ou mais anos.

Na sexta-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, anunciou que hoje seriam abertas as marcações ‘online’ para esta faixa etária, cuja vacinação arranca a 18 e 19 de Dezembro, prolongando-se até Março.

As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

A decisão de vacinar as crianças entre os 5 e os 11 anos resulta da recomendação da Direcção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.

Segundo a DGS, o portal do autoagendamento passou também a permitir a marcação para a dose de reforço contra a Covid-19 das pessoas com 50 ou mais anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen. A administração desta dose de reforço iniciou-se em 5 de Dezembro, com os cerca de um milhão de utentes elegíveis a serem convocados por mensagem SMS.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa