Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: OMS diz que vacinas protegem de formas graves da doença até seis meses

Vacina covid 10

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que a protecção contra formas graves de Covid-19 conferida pelas vacinas dura "até seis meses" depois da segunda dose ou da dose única no caso da vacina Janssen.

As vacinas autorizadas pela OMS e pela maioria dos reguladores oferecem "uma protecção robusta pelo menos durante seis meses contra formas graves da doença, embora se tenha observado diminuição da eficácia face a quadros clínicos graves, especialmente em adultos mais velhos e pessoas com doenças subjacentes", afirmou o presidente do grupo de peritos que assessora a organização, Alejandro Cravioto.

A OMS baseou-se na "revisão da informação e dados científicos relacionados com a duração da imunidade", afirmou a directora do departamento de imunização da OMS, Kate O'Brien, em conferência de imprensa.

O grupo que assessora a OMS e revê esses dados referiu que é ainda demasiado cedo para se pronunciar sobre a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 (Ómicron). Recomendou formalmente que os países actuem com flexibilidade na hora de planear as próximas fases dos seus programas de vacinação para conter a pandemia da Covid-19 com 4,1 milhões de novos contágios registados na semana passada, bem como 52.000 mortes atribuídas à doença. A sua ideia de flexibilidade é poder imunizar toda a gente com a primeira dose de uma vacina e uma segunda de outra diferente, permitindo aos países que não têm reservas de vacinas ultrapassar essa circunstância.

Vários países têm até quatro vacinas nos seus planos de vacinação contra a Covid-19 e poder combiná-las evitará que as vacinas se estraguem, indicou O'Brien. No entanto, a recomendação dos peritos é que se deem, sempre que possível, todas as doses com a mesma vacina.

Quanto às doses de reforço, a OMS mantém a sua recomendação de privilegiar grupos vulneráveis, bem como trabalhadores do sector da saúde, especialmente se tiverem sido inoculados com vírus inactivado, a tecnologia usada nas vacinas chinesas Sinovac e Sinopharm.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados