Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Campanha ‘Pulmão do Jogo’ sensibiliza para o Cancro do Pulmão durante 12ª jornada da Liga Portugal bwin

pulmaodojogo

Novembro é o mês de sensibilização do Cancro do Pulmão, um tipo de cancro mais prevalente entre os homens e que é, maioritariamente, diagnosticado a partir dos 60 anos. Neste âmbito, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Pulmonale uniram-se à Liga Portugal para levar esta temática aos estádios de futebol e premiar o jogador mais influente e que melhor pulmão mostrar em campo, promovendo, assim, o estilo de vida saudável sem hábitos tabágicos, e a prática desportiva como formas de prevenção desta doença.

Durante os jogos da 12ª jornada da Liga Portugal bwin, com início esta sexta-feira, dia 26, o jogador mais influente em campo, pela sua capacidade física e desempenho, ganhará o troféu ‘Pulmão do Jogo’. Este título pretende mostrar que, no que toca ao Cancro do Pulmão, a melhor tática é jogar em antecipação. Por isso, é necessário praticar exercício físico, não fumar e estar atento aos principais sinais e sintomas, de forma a evitar a detecção da doença numa fase avançada.

Sensibilizar a população para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do Cancro do Pulmão é uma prioridade no trabalho desenvolvido pela LPCC e Pulmonale, que encontraram no ‘Desporto Rei’ o veículo privilegiado para transmitir mensagens de saúde pública e envolver milhares de adeptos, especialmente os homens, que seguem os jogos de futebol.

O Cancro do Pulmão é um dos tipos de cancro mais diagnosticados em todo o mundo e também a primeira causa de morte por cancro, com cerca de 1 em cada 5 mortes a estarem ligadas a esta doença. Em Portugal, foram diagnosticados mais de 5.400 novos casos em 2020, dos quais 4.797 não sobreviveram. O principal factor de risco associado é o tabagismo, sendo que cerca de 90% dos doentes fumam ou já fumaram.

As manifestações dependem do estadio, sendo que as fases iniciais costumam ser assintomáticas, mas pode dar-se o caso de surgirem sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, como a tosse persistente (mais de três semanas), dor no peito, rouquidão, infecções respiratórias frequentes ou falta de ar. Estes sintomas tendem a ser desvalorizados pelos doentes, sobretudo se fumadores e é por isso que todas as iniciativas de sensibilização se revestem de uma grande importância e seja procurada ajuda numa fase inicial.

Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro e Pulmonale