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AIC pede aos partidos para incluir propostas de defesa da imprensa regional nos programas das eleições legislativas

AIC

O presidente da direcção da AIC - Associação de Imprensa de Inspiração Cristã disse esta sexta-feira que vão estar “particularmente atentos” às propostas eleitorais dos partidos nas eleições legislativas, que se realizam em Outubro, para o sector da imprensa regional. “Vamos procurar sensibilizar os partidos para que incluam propostas de defesa da imprensa regional e local”, afirmou Paulo Ribeiro à Agência ECCLESIA após a Assembleia Geral da AIC, que decorreu hoje em Fátima.

O presidente da AIC referiu que durante o segundo ano de actividades do seu mandato, a direcção vai “sensibilizar os CTT para a importância de uma expedição eficaz de jornais e revistas”, uma vez que muitos dos associados denunciaram a distribuição tardia dos seus títulos. “A direção fez um inquérito junto dos associados e muitos estão descontentes com a atitude da empresa na distribuição de jornais e revistas”, afirmou. De acordo com Paulo Ribeiro, os associados “apoiaram o reforço do papel que o operador CTT deve ter na qualidade da distribuição de jornais e revistas”. “A direcção vai continuar a lutar para que a empresa privilegie a expedição postal dos órgãos de informação nos prazos previstos de acordo com a periodicidade de cada um deles”, garantiu.

Paulo Ribeiro referiu-se também à directiva do Parlamento Europeu sobre direitos de autor e da cópia privada, esperando que, no prazo de dois anos, como está previsto, sejam “repercutidos nos produtores de conteúdos jornalísticos” os resultados das cobranças desses direitos.

No fim da Assembleia Geral da AIC, o presidente da direcção disse ainda que está a ser avançada a possibilidade de promover uma deslocação ao Vaticano, em Roma, por ocasião dos 25 da AIC, também para “saber um pouco mais da realidade da imprensa italiana católica, que é muito forte”. Paulo Ribeiro disse que o conhecimento da realidade italiana pode ajudar a “perceber de que forma é possível ter títulos sustentados no mercado com otimização face ao futuro”.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que representa cerca de 170 títulos, entre os quais o ALVORADA, é um segmento muito importante da comunicação social portuguesa. A Aassembleia geral decorreu no Consolata Hotel, em Fátima.

Texto: agência Ecclesia
Fotografia: Arlindo Homem/agência Ecclesia