Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Protecção Civil e Ordem dos Psicólogos lançam manual para apoiar bombeiros

simulacro bvl dinoparque

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil e a Ordem dos Psicólogos lançaram um manual com informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

O manual, intitulado ‘Covid-19: 0s Bombeiros e a Saúde Psicológica em Tempos de Pandemia’, pretende ser uma ferramenta de suporte para que os bombeiros possam, “de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse” em diferentes situações de emergência, como está a acontecer com a actual pandemia, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Num comunicado conjunto, a ANEPC e a OPP referem que ao longo deste manual, disponível 'online' e distribuído pelas corporações de bombeiros do país, são apresentadas diferentes estratégias que podem ser adoptadas para “prevenir doenças do foro psicológico e promover a saúde dos bombeiros cuja actividade apresenta níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema".

Aquelas duas entidades sublinham que os bombeiros estão na linha da frente a prestar socorro, realizando o transporte de pessoas com doença, urgentes e não urgentes, o transporte de pessoas infectadas com Covid-19 e a responder a outras emergências que surgem todos os dias.“A natureza do seu trabalho coloca-os numa posição de risco, aumentando a sua vulnerabilidade ao vírus e a problemas de saúde psicológica que decorrem dessa exposição, por exemplo, ansiedade, medo de ser contaminado ou de contaminar familiares e amigos, stresse, sintomas depressivos, problemas de sono ou burnout”, precisam.

A Protecção Civil e Ordem dos Psicólogos sustentam que estes problemas têm “um impacto significativo na forma como estes profissionais desempenham o seu papel, pelo que é fundamental que os bombeiros compreendam a forma como o seu contexto de trabalho pode afectar o seu bem-estar e saúde psicológica e possam aprender estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse”. Nesse sentido, explicam, foi elaborado um conjunto de informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros, que podem também ser adequadas para todos os operacionais de emergência com funções semelhantes.

A ANEPC, através das equipas de apoio psicossocial, disponibiliza a todos os corpos de bombeiros uma Linha de Apoio Psicossocial covid-19 com o objetivo de prestar apoio psicológico aos bombeiros envolvidos no combate à pandemia da covid-19. Esta linha está à disposição dos comandantes dos bombeiros, sendo depois feita uma avaliação e triagem pelas equipas de apoio psicossocial da Protecção Civil e, em caso de necessidade, será contactado o bombeiro.

Desde 2011, que a ANPEC tem equipas de apoio psicossocial, constituídas por bombeiros voluntários, que simultaneamente são psicólogos e assistentes sociais, e prestam apoio psicológico e social aos bombeiros e às suas famílias. Os psicólogos que integram a EAPS estão disponíveis para, presencialmente ou à distância, prestarem apoio aos bombeiros portugueses, devendo para tal contactar o comando do corpo de bombeiros a que pertencem, que fará desencadear o processo de apoio.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)