Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Incidência volta a descer, transmissibilidade mantém-se

Covid 19 7

A taxa de incidência de infecções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias desceu hoje em relação a segunda-feira, com o índice de transmissibilidade (Rt) a manter-se a nível nacional e no continente.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direcção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) nacional baixou de 276 casos para 259,6. Em Portugal continental, a taxa de incidência baixou de 283,8 casos para 267,4.

O Rt - que estima o número de casos secundários de infecção resultantes de uma pessoa portadora do vírus - mantem-se em 0,92 a nível nacional e em 0,93 em Portugal continental.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias - indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia - são actualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

O nível de risco na matriz de monitorização da pandemia de Covid-19 fixa-se em 480 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

De acordo com o portal do Governo para a Covid-19, “a monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta passa para 240, nível de risco passa para 480)”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa