Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: ‘Casa Aberta’ da vacinação disponível a partir de sábado para maiores de 16 anos

covid vacinacao local

A modalidade ‘Casa Aberta’ vai estar disponível, a partir de sábado, para as pessoas com 16 ou mais anos para a vacinação de primeiras doses da vacina contra a Covid-19, anunciou hoje a 'Task Force'.

A 'Task Force' que coordena o plano de vacinação adianta em comunicado que, embora já existam cerca de 165 mil jovens de 16 e 17 anos com agendamento confirmado para este fim-de-semana, foi decidido abrir a modalidade ‘Casa Aberta’ a partir de sábado para os maiores de 16 anos que não estejam agendados e não tenham sido infectados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Este organismo lembra que para usufruir do sistema de senha digital da modalidade ‘Casa Aberta’ é necessário que o utente aceda ao portal https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/ e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência.

Segundo a 'Task Force', o número de senhas disponíveis está condicionado à disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação. Ao pedir a senha digital, o utente deve verificar antecipadamente no portal da afluência (https://covid19.min-saude.pt/cvc/) se o centro de vacinação pretendido tem o “semáforo verde”. “Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista”, explica a ‘Task Force’, lembrando que as segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

Na modalidade ‘casa aberta’ são vacinadas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infectados com Covid-19 nos últimos seis meses, com o objectivo de assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação. Os horários de funcionamento da ‘casa aberta’ podem ser consultados em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta.

O relatório mais recente de vacinação contra a Covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)