Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Autoagendamento para maiores de 12 anos abre na quinta-feira e vacinação começa a 21 de Agosto

Vacina

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas entre 12 e 15 anos de idade vai estar disponível entre quinta-feira e sábado e a vacinação destes jovens arranca no fim-de-semana de 21 e 22 de Agosto.

Até 19 de Setembro, o processo deverá estar concluído, segundo o calendário divulgado hoje pela ‘Task-Force’ que coordena o processo de vacinação contra a covid-19. O plano prevê que a partir de quinta-feira e até sábado o autoagendamento seja exclusivo para esta faixa etária.

Os jovens a partir dos 12 anos que façam o pedido nestas datas, através do portal disponível em www.covid19.min-saude.pt, serão vacinados em dois fins-de-semana: 21 e 22 de Agosto e 28 e 29 de Agosto.

Segundo a ‘Task-Force’, aqueles que recebam a primeira dose no primeiro fim de semana disponível, voltam para a segunda dose em 11 e 12 de Setembro e os restantes logo no fim-de-semana seguinte, em 18 e 19 de Setembro. 

Na mesma nota, a ‘Task-Force’ adianta que o autoagendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos voltará a ficar disponível a partir de 15 de Agosto. Para esta faixa etária, está também disponível desde terça-feira a modalidade ‘Casa Aberta’, que dispensa marcação, mas exige a obtenção de uma senha electrónica.

O próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Agosto, será reservado à vacinação dos jovens com 16 e 17 anos.

Na terça-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco.

Portugal já tem 62% da população com vacinação completa contra a Covid-19 e 71% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados.

O relatório mais recente de vacinação contra a covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados