Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Portugal atinge objectivo de 70% da população vacinada com uma dose

postovacinacao

Portugal atingiu hoje, antes da data prevista, a meta de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.

“O objectivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista. Já foram administradas, em Portugal continental, cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar com pelo menos uma dose mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”, lê-se na nota do Governo. O objectivo estava previsto entre 8 e 15 de Agosto, acontecendo assim antes da data estimada.

A nota do Ministério da Saúde refere ainda que se for tida em conta apenas a população com idade recomendada para vacinação em massa, ou seja, com 16 ou mais anos, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa. “O ritmo de vacinação das duas últimas semanas tem-se mantido elevado, com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia e prevê-se que este ritmo possa vir a ser acelerado durante o mês de Agosto, graças a uma maior disponibilidade de vacinas”, lê-se no documento, que refere também que o país aguarda a chegada ainda este mês de cerca de três milhões de vacinas.

O calendário referido pela 'Task Force' que coordena o programa de vacinação prevê que entre 5 e 12 de Setembro 70% da população tenha o esquema vacinal completo, altura em que se estima que 85% da população tenha já pelo menos uma dose da vacina administrada. Com a prevalência da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 no país, Portugal acelerou o processo de vacinação, estabelecendo o objectivo de vacinar cerca de 120 mil pessoas por dia. Nas últimas semanas o processo foi afectado pela escassez de vacinas, tendo Portugal negociado com outros Estados da União Europeia a aquisição de doses adicionais.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)