Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas: Bloco de Esquerda prefere 26 de Setembro para data das eleições

eleicoes autarquicas de 2021

O Bloco de Esquerda considerou hoje que 26 de Setembro é a data que reúne melhores condições para a realização das próximas eleições autárquicas, sobretudo tendo em conta o período de campanha eleitoral.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pela deputada do Bloco de Esquerda Beatriz Gomes Dias, também candidata do partido à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, no final de uma reunião com o Governo sobre a melhor data para as eleições autárquicas.

De acordo com a lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais, estas eleições são marcadas "por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência" e realizam-se "entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro do ano correspondente ao termo do mandato".

Na reunião, em que o Governo se fez representar pelos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da Administração Pública, Alexandra Leitão, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, o Bloco de Esquerda assumiu uma preferência pela data de 26 de Setembro. "O Bloco de Esquerda não se opõe a que seja 26 de Setembro tendo em conta o facto de ser possível fazer campanha num período em que as temperaturas serão mais altas, permitindo a realização de iniciativas em espaços exteriores. Essa é a data que consideramos que pode responder melhor à situação actual que estamos a viver", disse Beatriz Gomes Dias, numa alusão à crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19.

De todas as datas possíveis, Beatriz Gomes Dias afastou logo a data de 3 de Outubro "por se aproximar de um feriado nacional, o 5 de Outubro, o que cria condições para um fim-de-semana prolongado". "Isso pode diminuir a participação nas eleições autárquicas. Por isso, é uma data menos adequada. Já o dia 10 de Outubro, entendemos que estaria muito próxima dos trabalhos do Orçamento do Estado", alegou a candidata do Bloco de Esquerda à autarquia de Lisboa. Face ao conjunto de opções em causa, Beatriz Gomes Dias concluiu que o Bloco de Esquerda "não se opõe a que as eleições autárquicas se realizem no dia 26 de Setembro".

Texto: ALVORADA com agência Lusa